23/06/2025
Drenagem: Diante da cobrança da direita, quanto Natal recebeu do governo Bolsonaro para acabar de vez com alagamentos na capital?
Diante dos palanques que tentam jogar mais bombas do que Irã e Israel na política do Rio Grande do Norte, onde a direita tenta impor ao governo do Estado o papel de planejar e executar obras de drenagem da capital, de competência do município, o Governo emitiu nota nesta segunda-feira.
Lembrando que o episódio acontece no campo das futricas das redes sociais, onde nem o prefeito Paulinho Freire nem a governadora Fátima Bezerra se pronunciaram.
E como a grita em torno de obras de drenagem é da turna da direita, fica a pergunta:
Quem cobrou de Jair Bolsonaro, obras de drenagem para Natal, durante os 4 anos em que bolsonaristas diziam que o Jair tinha sido o presidente que mais enviou dinheiro para os municípios do Rio Grande do Norte?
Eis a nota do governo:
NOTA
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte esclarece que a responsabilidade pela execução, manutenção e planejamento de obras de drenagem é dos municípios, conforme prevê a legislação brasileira.
No caso de Natal, a Prefeitura é a detentora do Plano de Drenagem e, durante a fase de inscrição dos projetos ao PAC Seleções, não apresentou ao Estado nenhuma solicitação ou proposta relacionada ao tema, mesmo a Secretaria de Planejamento do Estado fazendo convocações públicas para todas as prefeituras.
No Novo PAC, o Governo do RN priorizou projetos que estão sob sua competência, como a construção do Hospital Metropolitano, novas Policlínicas Regionais, Centros Educacionais e a renovação da frota do SAMU. Esses investimentos beneficiam a população de várias regiões, promovendo justiça social e desenvolvimento econômico.
A Defesa Civil Estadual atua de forma integrada aos municípios em situações de emergência, mas a execução de obras estruturantes de drenagem continua sendo uma obrigação municipal. O Estado, no entanto, permanece à disposição para colaborar com as prefeituras.
É importante lembrar que, em gestões federais anteriores, obras de drenagem em Natal contaram com recursos federais da ordem de R$ 270 milhões, obtidos por meio de projetos apresentados pela própria Prefeitura. A responsabilidade pela continuidade dessas ações não pode ser transferida a outros entes. É preciso compromisso com a verdade e com a população.
Governo do RN