07/05/2025
Habemus Mais: Projeto aprovado na Câmara, mas que ainda irá para o Senado, aumenta número de deputados federais e estaduais no RN
Habemus mais: Antes da fumaça branca na chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, anunciando a eleição de um novo Papa, na Câmara dos Deputados, em Brasília, a fumaça foi pra lá de colorida na noite desta terça-feira (6).
Depois de aprovado regime de urgência, a turma acelerou e aprovou projeto de lei complementar (PLP) aumentando de 513 para 531 o número de vagas na Casa.
A matemática para aumento de vagas teve como base o crescimento populacional.
Com isso o Rio Grande do Norte passa de 8 para 10 deputados federais.
E como a Constituição estipula que as Assembleias Legislativas devem ter em suas composições, o triplo das bancadas federais, a Assembleia do RN que hoje tem 24 (o triplo dos 8 federais), passará a eleger 30 deputados estaduais já a partir das eleições do próximo ano.
Na bancada federal aumentam 2 vagas e na estadual, serão mais 6 parlamentares.
No cálculo, alguns estados poderiam perder vagas na Câmara, mas para esses estados, o texto do PLP manteve o tamanho das bancadas atuais.
A proposta aprovada no Plenário da Câmara será votada ainda no Senado. Que não deverá escurecer a fumacinha branca da Câmara.
Confira os estados que terão suas bancadas alteradas:
AMAZONAS - mais 2 federais e 6 estaduais
CEARÁ - 1 federal e 1 estadual
GOIÁS - mais 1 federal e mais 1 estadual
MINAS GERAIS - também mais 1 de cada
MATO GROSSO - 2 federais e 6 estaduais
PARÁ - 4 federais e 4 estaduais
SANTA CATARINA - 4 federais e 4 estaduais
RIO GRANDE DO NORTE - 2 e 6
PARANÁ - mais 1 de cada