03/04/2025
A herança que o prefeito Paulinho Freire ainda tem tempo de devolver
Se vai romper ou não com o ex-prefeito Álvaro Dias, p prefeito de Natal, Paulinho Freire, bem que poderia se descolar dos problemas que herdou de Álvaro, sob risco de assumir em definitivo, a paternidade de todos.
E como fazer isso?
Assumindo que os erros existem e que foram 'deixados' para ele, e não 'criados por ele', como começa a parecer...
Ponta Negra com sua engorda mal feita é o calo no sapato que Paulinho calçou para tomar posse como prefeito da cidade.
Sem assumir os erros gritantes da obra, Paulinho vai juntando no colo dele, problemas que nunca foram dele. O que é péssimo para o começo de uma gestão.
Já é notório como a população que enxerga o caos em que se transformou a praia, começa a tratar Paulinho como responsável pelo desastre.
Apoiadores de Paulinho tratam as críticas como mimimi, simplesmente para não desagradar o prefeito, o que é péssimo para ele, que segue acreditando que está tudo bem, quando não está.
Para ganhar a simpatia do natalense que não votou nele, Paulinho terá que falar alto, bater na mesa e dizer alto e bom tom que não foi responsável pela engorda, apesar de querer muito.
Tem que assumir que a obra foi mal feita, e contratar especialistas que possam ‘dar um jeito’ no que parece não ter jeito, e parar de ouvir os discursos fáceis com palavras difíceis, que convencem facilmente quem não entende do assunto.
O problema é que Paulinho nomeou para a pasta que cuida da engorda, exatamente o auxiliar que tocou toda a obra. E querer que ele admita que fez errado, será tirar leite de pedras. Ou de cascalho…sedimentos…rodolitos…
E o pior é que, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, a Secretaria de Infraestrutura admite que "precipitações com volume acima de 40 milímetros vão gerar alagamentos". Será sempre assim!!
Ainda está em tempo do prefeito que só está no cargo há 4 meses, se livrar de malassombros que não são dele.
*
O hospital Projac - que tem uma fachada cenográfica como nas novelas da Globo, mas não tem estrutura, é outra herança que vai dar dor de cabeça ao prefeito. Em vez de curar a dor de cabeça, como é atribuição de um hospital. Apesar de inaugurado, já é comprovado que só deverá funcionar daqui a quase dois anos. Até lá, a herança será creditada na conta de Paulinho Freire, que ainda tem tempo de declarar 'independência ou morte'...
O mirante da ladeira do sol...inaugurado e fechado no dia seguinte, hoje é um pandemônio para o turista que passa e em vez de admirar, se depara com um tapume encobrindo a imagem do mar...Para funcionar, a Prefeitura tem que gastar um dinheiro que não tinha, já que a própria atual vice-prefeita Joanna Guerra, que era titular da Secretaria de Planejamento na gestão anterior, declarou que a dívida herdada é muito maior do que o natalense imaginava (perto de um bilhão). Álvaro desmentiu a ex-auxiliar que ele próprio indicou como vice de Paulinho.
O Mercado da Redinha: outra herança negativa, que abriu por pura pressão, fechou, abriu de novo e segue fechado, apesar de inaugurado. Um problemão que não tem previsão de como será solucionado, e que o prefeito atual não precisava ter que enfrentar.
Por gratidão a Álvaro, que fez de tudo para elegê-lo, Paulinho vai engolindo em seco o que não planejou para sua gestão. E caso não passe a receita do suco indigesto que recebeu, correrá o risco de ter que assumir os filhos que nunca pediu para nascerem.