22/03/2025
Defensora de deus, pátria e família, deputada Carla Zambelli já tem 3 votos no STF pela condenação à prisão e perda de mandato por tentar atirar em jornalista
A deputada federal Carla Zambelli (PL) tem tudo para ser condenada à prisão e perder o mandato.
Deu erro na versão atiradora da defensora de deus, pátria e família, que na véspera da eleição de 2022, defendendo seu próprio deus e em nome de sua própria família, esculachou sua pátria ao sacar um revólver e sair correndo atrás, apontando a arma, do jornalista Luan Araújo, depois dos dois trocarem provocações após um ato político no bairro Jardins, em São Paulo.
Zambelli está sendo julgada no plenário virtual do STF até o dia 28, mas nesta sexta-feira (21) ela já contava com 3, dos 11 votos pela condenação por porte ilegal de arma de fogo e cassação do mandato.
Relator do processo, o ministro Gilmar Mendes votou para condenar a deputada federal do PL de São Paulo a 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. Também votou pela perda do mandato como consequência da condenação, e ainda pela cassação em definitivo do porte de arma de fogo da deputada e pela apreensão, pelo Comando do Exército, do revólver usado por ela naquele dia.
A ministra Cármen Lúcia foi o segundo voto, seguindo o relator na íntegra, e foi acompanhada pelo voto do ministro Alexandre de Moraes, que também seguiu o relator.
Os outros 8 ministros do Tribunal que ainda não votaram, podem pedir prazo extra ou votar para encaminhar o processo para o plenário físico.
Está difícil para Zambelli. Eu ousaria até dizer que a salvação da deputada atiradora, defensora de deus, pátria e família, é impossível.