01/02/2025
Porque Bolsonaro não pode ser embaixador dos Estados Unidos no Brasil como circula nas redes sociais
Muita calma nessa hora, antes de acreditar que o presidente Donald Trump vai nomear Jair Bolsonaro como embaixador americano no Brasil como está viralizando nas redes sociais.
Antes de qualquer coisa, é menfira, segundo apuração do 'Estadão Verifica'.
O que circula é que, sendo nomeado embaixador, Bolsonaro seria cidadão americano e teria imunidade diplomática total ampla e irrestrita.
Para ser diplomata americano, Bolsonaro teria que passar por um processo de naturalização, porque um presidente não tem poder para conceder uma cidadania.
E para se tornar cidadão, segundo o Estadão Verifica, Bolsonaro teria que:
-Ser residente nos Estados Unidos por 3 a 5 anos. Bolsonaro passou 3 meses quando fugiu do Brasil para não transmitir o cargo ao presidente Lula e com medo de ser preso por tentativa de golpe contra o Brasil.
-Ter estado nos Estados Unidos por 30 meses nos últimos 5 anos. Bolsonaro estaria até dentro do prazo, mas em vez de 30, passou 3 meses.
-Não ter cometido crimes nos cinco anos anteriores nem mentir na entrevista de cidadania. Bolsonaro corre o risco de ser preso por ter tramado um golpe de estado no Brasil, incluindo o assassinato do presidente da República, do vice-presidente da República e de um ministro do STF.
-Saber falar inglês e demonstrar conhecimento sobre a história americana. Bolsonaro não passa do 'how are you" e sobre os Estados Unidos...melhor parar por aqui.