10/01/2025
Mesmo compreendendo a livre iniciativa, ‘Aliança do Oeste’ quer dialogar para tentar manter voos da Azul para Mossoró
O anúncio, pela empresa aérea Azul, do fim da operação dos voos para Mossoró, preocupou setores da economia da cidade, o governo do estado e a população que, veeeez por outra, se utiliza do transporte aéreo para chegar a Mossoró.
Mas a verdade é que a demanda não é a esperada pela empresa e manter aviões voando sem dar lucro não interessa a nenhuma empresa.
O grupo 'Aliança do Oeste', formado por empresas que operam na região de Mossoró, emitiu nota se colocando à disposição para dialogar com a Azul, o poder público e o setor empresarial.
Mas é certo que, sem demanda, não haverá diálogo que reverta, e o poder público não pode manter uma empresa aérea. Se for assim vai ter que manter outros tipos de transporte também...
Eis a nota emitida pelo grupo:
Nota
As instituições representativas de diversos setores produtivos de Mossoró e de toda Região Oeste do Rio Grande do Norte que formam a ALIANÇA DO OESTE, expressam sua preocupação com o anúncio da suspensão das operações da Azul Linhas Aéreas no Aeroporto Dix-Sept Rosado, a partir de março de 2025. Tal decisão pode gerar impactos negativos no desenvolvimento econômico, social e sustentável da região.
O setor de turismo, comércio, serviços, alimentação fora do lar, eventos e cultura de Mossoró e do Oeste Potiguar depende fortemente da conectividade aérea para viabilizar o crescimento das atividades econômicas e sociais, como o turismo, a geração de empregos e a atração de investimentos. A suspensão dos VOOS compromete diretamente não apenas o fluxo de turistas, mas também a mobilidade de empresários e cidadãos que dependem do transporte aéreo para negócios, eventos culturais e lazer.
Reconhecemos a relevância das operações da Azul para a nossa região e, ao mesmo tempo, entendemos que a decisão está inserida na dinâmica do mercado e na livre iniciativa. Entretanto, reiteramos nossa disposição para o diálogo com o poder público executivo e legislativo, o setor privado e representativo, com a Infraero e a Azul Linhas Aéreas, buscando soluções que possam viabilizar a continuidade dos voos.
As instituições signatárias da ALIANÇA DO OESTE estão prontas para colaborar em iniciativas que favoreçam a infraestrutura, a promoção do destino turístico Mossoró / Região Oeste do RN, e o incentivo ao aumento da demanda de passageiros. Acreditamos que um esforço conjunto entre o setor privado, entidades representativas e o poder público possa reverter essa situação, garantindo a continuidade das operações e o fortalecimento da economia local.
Reiteramos nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável de Mossoró e de toda a Região Oeste Potiguar, e esperamos que, juntos, possamos encontrar soluções para garantir a permanência das operações aéreas e o fortalecimento da nossa economia.
Mossoró-RN, 10 de janeiro de 2025.