09/01/2025
Fim de sorteio nas creches, controle e corte de gastos marcaram primeira reunião de Paulinho Freire com seu secretariado
Na primeira reunião de secretariado de sua gestão em Natal, o prefeito Paulinho Freire quis imprimir sua marca.
E anunciou que já agora no início do ano letivo de 2025, todas as crianças serão matriculadas em creches sem a necessidade de disputar uma vaga por sorteio como ainda acontecia na gestão de seu antecessor Álvaro Dias.
Na reunião, ainda sem a presença dos titulares da Segurança e da Cultura, que ainda não foram nomeados, o prefeito traçou uma linha de ações das pastas para os primeiros 120 dias.
Conter gastos e cortar despesas para a gestão manter a capacidade de investimento cumprindo os compromissos com servidores e fornecedores, é meta urgente como informado pelo prefeito.
Ficou definido que cada pasta irá direcionar medidas para controle e contenção de gastos, com meta de redução de pelo menos 20% das despesas, com especial atenção à revisão de contratos de terceirização, aluguéis, fornecedores ou despesas não essenciais. A expectativa é de que as medidas de austeridade possam gerar uma economia de até R$ 6 milhões mensais.
Paulinho também reforçou atenção especial a iniciativas que possam promover modernização, melhoria dos serviços e cumprimento das propostas do plano de governo.
“Estamos trabalhando para que a Prefeitura alcance o equilíbrio fiscal para poder investir, oferecer um serviço de qualidade para a população e manter suas obrigações perante o funcionalismo em dia. O secretariado já vem trabalhando para que possamos realizar ações efetivas nesse período inicial de 120 dias. Todos, já saem daqui com essa responsabilidade e empenhados em fazer esse enxugamento da máquina. Estarei atento e vou cobrar resultados de todos”, disse Paulinho.
Além da análise dos contratos vigentes, o prefeito de Natal também anunciou que pretende modernizar e informatizar os processos da gestão, com o objetivo de agilizar e melhorar o atendimento ao cidadão, bem como para economizar recursos públicos. “Precisamos modernizar nossos processos. Nossa ideia é acabar com o uso do papel na Prefeitura, em um curto espaço de tempo. Essa é uma medida sustentável do ponto de vista ambiental, que gera uma economia considerável e, o principal, impacta positivamente o natalense, que terá uma resposta mais rápida, ágil e eficiente na resolutividade de suas demandas”, pontuou.