07/01/2025
Desembargadores Ibanez Monteiro, Berenice Capuxu e Sandra Elali assumem a mesa diretora do Tribunal de Justiça do RN
Os desembargadores Ibanez Monteiro, Sandra Elali e Berenice Capuxu tomaram posse nesta terça-feira (7), como presidente, corregedora e vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
Uma mesa diretora com destaque feminino.
A posse aconteceu à tarde, em sessão solene na Sala das Sessões do Tribunal Pleno, após a celebração de uma missa em ação de graças pela manhã.
Ibanez é o 67º presidente em 132 anos de existência do TJRN e classifica este como o maior desafio dos seus 40 anos de magistratura.
"Imprescindível a ajuda de todos: os colegas desembargadores, que me escolheram entre os demais, os quais certamente com mais e melhores habilidades; os colegas magistrados com quem haveremos de compartilhar trabalho e responsabilidades; e os servidores de todas as unidades de serviço, pois sem eles pouco ou quase nada poderá ser realizado”, disse o desembargador Ibanez Monteiro ao assumir o cargo.
Ibanez Monteiro substitui o desembargador Amílcar Maia, que presidiu o Judiciário do RN no biênio 2023-2024.
“São os julgamentos rápidos e justos que nos darão credibilidade; não são as redes sociais. Não precisamos estar em evidência, como pessoa ou como autoridade, nas mídias nem nas redes sociais. Nosso cargo é o importante e não nós. Basta o exercermos como deve ser, que seremos reconhecidos”, disse o novo presidente pontuando como será sua gestão e elogiando a passagem do antecessor Amílcar Maia.
Compuseram a mesa de autoridades, além de desembargadores do TJ, a governadora Fátima Bezerra; os ministros potiguares do STJ, Luiz Alberto Gurgel de Farias e Marcelo Navarro Ribeiro Dantas; o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira; a procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso; e os presidentes da AMARN, juiz Artur Cortez, e da OAB/RN, advogado Carlos Kelsen.
Para o novo presidente do Tribunal de Justiça, a governadora do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa e o presidente do Tribunal de Justiça 'precisam e devem' estar alinhados nas ações institucionais em direção ao crescimento e ao fortalecimento do Rio Grande do Norte, assim como na gestão das medidas necessárias a esse fim.
“Fiquem certos os senhores de que o diálogo estará presente e será a forma de construir soluções inovadoras a atender aos interesses institucionais de todos: a política aos políticos; o jurídico ao Judiciário”, concluiu o presidente.
Entre os presentes à sessão de posse estavam os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Edilson Nobre Júnior e Cibele Benevides; o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Carlos Thompson, o presidente do TRT 21ª Região, desembargador do Trabalho Eduardo Rocha; o prefeito de Natal, Paulinho Freire e o presidente da Câmara Municipal, vereador Eriko Jácome.