21/12/2024
Primeira tentativa de tirar o prefeito Allyson da disputa de 2026 foi sem sucesso para os ex-candidatos a prefeito de Mossoró
Em Mossoró, candidatos derrotados à Prefeitura tentam de todo jeito, com base nas estratégias bolsonaristas, reverter o resultado das urnas e tentam impedir a posse do prefeito reeleito Allyson Bezerra, que obteve quase 80% dos votos nas eleições de outubro.
Tentam levar o pleito no tapetão, como se diz nas esferas judiciais.
Mas pelo jeito, o tapetão mais parece o tapetinho, visto a sentença da juíza Cinthia Cibelle, à ação dos candidatos Genivan Vale, do PL, e Lawrence Amorim, do PSDB, pedindo cassação e inelegibilidade de Allyson, atribuindo ao prefeito, gastos excessivos com publicidade na Prefeitura do município.
A juíza até considerou a reclamação, aplicando uma multa de pouco mais de 11 mil reais, mas desconsiderou a cassação e o pedido de inelegibilidadeda chapa formada por Allyson e pelo vice Marcos Antonio, como mostra trecho da sentença:
"...não se configurando proporcional e razoável a aplicação da sanção de cassação dos mandatos dos representados, uma vez que não configurada a gravidade quantitativa de que trata o art. 20, 5º, da Res. TSE nº 23.735/2024, condição necessária para a
sua aplicação.
Por outro lado, não havendo cassação de diploma ou de registro, também não se aplica a inelegibilidade de que trata o art. 1º, inciso I, alínea “j”, da LC nº 64/90"
Menos preocupados com os gastos com publicidade, e mais preocupados com 2026, os ex-candidatos Lawrence Amorim, que obteve 11% dos votos, e Genivan Vale, que não passou dos 7%, tentam evitar, na realidade, que Allyson seja candidato a governador daqui a dois anos, daí o foco na inelegibilidade.
O PL de Genivan já tem o senador Rogério Marinho como candidato em 2026, e o partido não perdoa o fato de Allyson não ter formado uma chapa tendo um vice indicado por Rogério. A ordem agora é se vingar e a ação para cassar o diploma de Allyson foi só o primeiro passo.
A decisão da juíza Cínthia Cibelle que considerou parte da reclamação, reconheceu a eleição de Allyson e Marcos, garantindo a diplomação e posse do prefeito e do vice.