15/12/2024
Estrada utilizada para grande parte do escoamento da economia da região Oeste é recuperada e entregue pela governadora
A governadora Fátima Bezerra entregou, neste sábado (14), conclusão de mais uma importante obra dentro do Programa de Recuperação de Rodovias Estaduais, a RN 015, entre Mossoró e Apodi está 100% concluída.
Acompanharam a governadora, além da prefeita Ivanize, o deputado estadual Ivanilson Oliveira e a senadora Zenaide Maia.
A estrada foi entregue em clima de festa na cidade.
O trecho recuperado, de 44 km de rodovia, é considerado uma das principais vias de escoamento da produção da fruticultura e de cimento da região, que abriga importantes empresas do setor. O investimento na obra foi de aproximadamente R$ 40,3 milhões.
Os serviços realizados contemplam a recuperação de trechos crítico, reciclagem de pavimento, recapeamento e sinalização horizontal e vertical, pavimentação com CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente), que é um material denso e resistente, com várias vantagens, como mais durabilidade, impermeabilidade, boa distribuição de impactos, com resistência às forças exercidas pelo deslocamento nas vias e melhorias nas condições de rolamento.
O CBUQ é ainda uma opção mais sustentável do que outros tipos de pavimento, pois pode ser produzido com materiais reciclados e emite menos poluentes. Também foi aditivado à obra a duplicação da via na zona urbana da cidade, uma reivindicação antiga dos moradores de Baraúna.
“A recuperação da RN 015 e a duplicação da entrada da cidade é o seu desenvolvimento. Baraúna é uma das maiores produtoras de frutas da região, e caminhões transitam por estas estradas todos os dias para transportar, para escoar essa produção. E também tem a parte do cimento, que é outro ponto forte da cidade. Além da questão de segurança. Perdemos muitas vidas aqui. Então esse é um momento muito importante e muito felicitado. Não poderia ter data melhor para inaugurar, que não fosse a data da emancipação política da cidade. Estamos muito felizes de entregarmos junto com o Governo do Estado essa obra para a população. Era um sonho de todo mundo que mora aqui e também de quem vem visitar. Esse momento é um momento de muita, felicidade para todos nós”, comemorou a prefeita Divanise Oliveira.