13/12/2024
Rachas de 2026 no RN podem começar pelo União Brasil
União desunida no Rio Grande do Norte.
A largada do União Brasil para fortalecer a candidatura do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, a governador em 2026, já revela um racha na legenda comandada no estado pelo ex-senador José Agripino Maia.
Já afinado com o deputado aliado Benes Leocádio, Agripino quer o prefeito eleito de Natal pelo União, Paulinho Freire, também no palanque de Allyson.
Só que Paulinho tem um compromisso com os senadores Rogério Marinho e Styvenson Valentim, e vai apoiar ou um ou outro que for disputar o governo.
Allyson e Rogério até se aproximaram no pleito de 2022, mas na eleição de outubro passado, os dois racharam em banda, com Rogério amuado porque não indicou o vice do prefeito reeleito.
Outro racha pode ser visto de longe ainda, caso o atual prefeito de Natal, Álvaro Dias, decida ser candidato a governador.
Hoje Álvaro é aliado de Allyson e é aliado de Paulinho, mas não é de Rogério.
Então Álvaro candidato a governador, teria um racha com Paulinho no palanque de 2026, mas podendo ainda se compor com Allyson se desistir de ser candidato a governador e optar por disputar uma vaga no Senado. E optando pelo Senado, Álvaro até ficaria na chapa coordenada por Paulinho, mesmo apoiando seu hoje desafeto Rogério, mas aí romperia com Allyson.
Mas, tudo vai depender se Allyson vai permanecer no União ou se vai mudar para o PSD da senadora Zenaide Maia. O que seria um racha de Allyson com Agripino e Benes.
Até 2026, muído e racha é só que não vai faltar, e o que é certo mesmo hoje, olhando para o futuro, é que o palanque que elegeu Paulinho Freire prefeito de Natal, não estará unido. Tem racha de todo tamanho sendo previsto para os próximos dois anos.