12/12/2024
Alguém tem que lembrar à imprensa direitista do RN que a Assembleia Legislativa tem 24 deputados
A mídia que faz oposição ao governo Fátima Bezerra, inconformada com a possibilidade do projeto do executivo, que pede de volta a alíquota de 20% para cobrança do ICMS, como era até o final do ano passado, e como é na maioria dos estados brasileiros - muitos acima desse percentual - tem criado manchetes e narrativas muito engraçadas.
Primeiro foi a conta bem feita, dizendo em letras garrafais que 9 deputados são contra a retomada da alíquota anterior, e só 5 se já mostraram a favor.
9 + 5 =14
Só que a Assembleia Legislativa, que vai votar o projeto na terça-feira (17), tem 24 deputados e não 14.
A outra narrativa engraçada foi sobre o resultado da votação na reunião conjunta das comissões de Finanças e de Administração, onde a maioria votou pela reprovação do projeto do executivo.
Relator da matéria, o deputado José Dias (PL) se posicionou contra a alteração da alíquota, e seu voto foi acompanhado pelos deputados Luis Eduardo (SDD), Cristiane Dantas (SDD) e Tomba Farias (PL).
Contra o relator e a favor da matéria governista, votaram os deputados Francisco do PT e Neilton Diógenes (PP). O deputado Nelter Queiroz (PSDB) se absteve de votar.
A mídia de direita vibrou com a "derrota da governadora Fátima".
Só não explicou aos leitores e ouvintes e telespectadores, que na citada comissão só participaram seus membros: os 4 anti-governistas, os 2 governistas e Nelter, que é visto como de oposição, mas ao se abster ajudou ao governo.
A narrativa é: o governo perdeu, a governadora foi derrotada.
Mas, mais uma vez a imprensa direitista se esquece de contar o número de cadeiras no plenário da Assembleia. São 24, e não os 7 que votaram na comissão, antes da matéria concluir a tramitação e chegar ao plenário na terça.
Alguém tem que contar para a população do Rio Grande do Norte, que ao contrário do que a direita tem badalado, o Estado conta com 24 deputados estaduais. E não só 14. Muito menos apenas 7.