22/11/2024
Porque Mauro Cid não foi pra cadeia
O ex-ajudante de ordem do ex-presidente Bolsonaro, tenente coronel Mauro Cid, que chegou ao STF para depor mais uma vez, assustado com a possibilidade de sair dali direto para um presídio - mais uma cez - saiu foi aliviado.
É que o ministro Alexandre de Moraes, que ouviu Mauro Cid, decidiu manter a delação premiada que ele havia conquistado, e que estava sob ameaça de perder seus benefícios por omitir informações como o plano para matar Lula, Geraldo Alckmin e o próprio Alexandre, o Xandão.
Para não voltar para a cadeia, Mauro, considerado um "fã apaixonado" de Bolsonaro, optou por chutar o balde e voltar correndo pra casa, mesmo que ainda de tornozeleira eletrônica.
A Xandão, Mauro Cid disse que Bolsonaro sabia tueo sobre o golpe. Não deixou claro se esse 'sabia tudo' aí incluía o plano para assassinar o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes.
Mauro Cid também afirmou que o plano de mortes foi agendado para o dia 15 de dezembro (2022).
Mauro Cid disse, no depoimento, que o general Walter Braga Netto, ministro e candidato a vice de Bolsonaro, estava 100% envolvido no plano do golpe, como um dos que participaram de dua formulação.
Reforçou que Bolsonaro tinha conhecimento de tudo isso.
Por que Mauro Cid resolveu parar de proteger Bolsonaro e Braga Netto?
Porque ele foi convencido que, continuar protegendo Bolsonaro poderia significar 20 anos de cadeia. E que a Polícia Federal tinha plena certeza de tudo que que ele (Mauro) estava omitindo.