20/10/2024
Santa Cruz, João Câmara e Parnamirim: mulheres foram as maiores surpresas das eleições no interior do RN
As surpresas dos resultados das urnas no interior do Rio Grande do Norte.
Quais foram?
Claro que não foi o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (PSD), reeleito com 78% dos votos.
Claro que não foi Maria Elce (MDB), reeleita para o quarto mandato em Major Sales, com quase 97% dos votos.
Eu cito 3 surpresas: Santa Cruz, João Câmara e Parnamirim.
Em Santa Cruz, desconhecida politicamente do resto do Estado, Aninha de Cleide (MDB) desbancou o grupo do deputado Tomba, líder inconteste na região, com mais de 55% dos votos. Na véspera da eleição o instituto Consult apontava uma vitória folgada de Fernanda Costa, esposa de Tomba, ex-prefeita e candidata pelo PL.
Em João Câmara, a professora do IFRN Aíze Bezerra (PSDB), desbancou o grupo do ex-prefeito Maurício Caetano (UB), que entrou na disputa para reconquistar a Prefeitura, mas foi derrotado.
Aíze seguiu fazendo surpresas como a sua volta à sala de aula em João Câmera.
Em Parnamirim, a também professora Nilda (SD), desbancou de uma vez só, o prefeito Taveira, o senador Rogério Marinho (PL), que assumiu a paternidade da candidatura derrotada de Salatiel de Souza (PL), o senador Styvenson Valentim (Pode) que apareceu de última hora para 'salvar' Salatiel, e também o ex-presidente Jair Bolsonaro, que perdeu no único município do Rio Grande do Norte onde foi mais votado do que o presidente Lula em 2022. Lembrando que Bolsonaro foi a Parnamirim fazer barulho...só barulho.
Além de derrotar o grupo que parecia forte, Nilda ainda elegeu a filha Rafaela como a segunda vereadora mais votada de Parnamirim, e trouxe de volta ao cenário político, o ex-prefeito Maurício Marques, que terá força com força na futura gestão.
Agora...
O que tem em comum as 3 surpresas?
Todas as eleitas são mulheres.
Falando em mulheres e em surpresas...vale lembrar que a eleição em Natal ainda não acabou.