20/10/2024
Quem vai ter coragem de publicar a primeira pesquisa com Natália na frente?
Em meio a mais uma chuva de pesquisas, onde tem instituto colocando os dois candidatos do segundo turno em Natal, com distâncias quase entre Parnamirim e Paris, e outras apontando proximidade entre Natália Bonavides e Paulinho Freire, institutos começam a ajustar o que não ajustaram no primeiro turno.
A hora é de apertar os parafusos para tentar errar menos.
Apesar da Consult bater o martelo com Paulinho livre, leve e solto à frente de Natália, com 20 pontos separando as duas candidaturas, neste sábado o instituto Seta voltou a apontar empate.
De acordo com a Seta, considerando os votos válidos, onde não se soma brancos nem indecisos, Paulinho tem 50,9% e Natália 49,1%, com apenas 1,8% separando as duas candidaturas.
Mas, como a margem de erro é de 2,4% para mais ou para menos, Paulinho pode ter até 53,3% ou cair até 48,5%.
E Natália pode cair até 46,7% ou subir até 51,5%.
(Pesquisa registrada- RN-07044/2024).
Também neste sábado a 96FM divulgou muito discretamente em seu site, pesquisa encomendada pela emissora ao instituto Perfil, que apontou Paulinho com 52,48% dos votos válidos, e Natália com 47,14%.
Com uma margem de erro de 3,08% , mais larga do que a da Seta, Paulinho pode subir para até 55,56% ou cair até 49,4%.
Natália pode cair para até 44,06% ou crescer até 50,22%, portanto, empatada com chance de virada.
(Pesquisa registrada - RN-02068/2024).
Agora...
Levando em conta que nem o instituto Seta nem o Perfil apontaram que Natália passaria para o segundo turno, destinando a ela índices bem inferiores do que ela realmente obteve, a candidata já pode ter ultrapassado Paulinho.
Detalhe das duas pesquisas citadas: as duas apontam Natália crescendo mais do que Paulinho e foram feitas antes do palanque de Lula e da repercussão nas redes sociais e propaganda eleitoral, o que pode indicar que a candidata Natália pode estar à frente do candidato Paulinho.
Resta saber qual instituto de pesquisa ou qual veículo de comunicação vai ter CORAGEM de registrar em primeira mão uma virada de Natália.