13/10/2024
Fake news: Denúncia levada por Natália Bonavides ao STF gerou clima de judicialização no segundo turno em Natal
Segundo turno nas barras da justiça em Natal.
Munida de um acervo de ataques contra ela, sem assinatura, mas com várias digitais, a candidata Natália Bonavides chegou ao gabinete do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que comanda no Tribunal o polêmico inquérito das fake news, e pediu providências.
Também acionou a guarda legislativa do Congresso, já que é deputada federal, ex-membro da CPMI das fake news..
Após o pedido de providências, a campanha da candidata criou uma peça publicitária para o programa eleitoral, abrindo um canal para que as pessoas possam denunciar o passa r repassa de fake news contra a deputada e a pessoa.
A campanha do candidato adversário Paulinho Freire reagiu e entrou com ação pedindo para a justiça derrubar o site site que recebe as denúncias.
A Justiça negou na sexta-feira (11) e manteve o site no ar.
A campanha de Paulinho rebateu, acionando a justiça para tirar do ar, inserções do programa de Natália que não continha o nome do vice nem o nome da coligação.
Uma ação meramente burocrática com efeito político, já que a intenção foi evitar a massificação da campanha da candidata.
Conseguiu. O juiz mandou, liminarmente, suspender as inserções do rádio.
De volta ao caso das fake news contra Natália, depois de tentar derrubar o site oficial da campanha de Natália, que recebe denúncias de fake news, a campanha de Paulinho quer retirar do ar as peças publicitárias que divulgam o 'disk denúncia'.
O caso ainda não havia sido julgado na manhã deste domingo.