05/10/2024
Prefeito Allyson ganha direito de resposta no intervalo do Jornal Nacional para desmentir acusações de Lawrence e Genivan
Os candidatos a prefeito Genivan Vale, bolsonarista de carteirinha, e Lawrence Amorim, com apoio do PT de Lula, foram condenados pela Justiça Eleitoral por divulgação de mentiras contra o prefeito e candidato à reeleição Allyson Bezerra.
A justiça entendeu que as duas candidaturas se uniram para divulgar mentiras sobre o prefeito, na data combinada de 18 de setembro.
Porém, mesmo o julgamento ocorrendo depois de encerrada a propaganda eleitoral, pela gravidade considerada, Allyson ganhou o direito de resposta que foi veiculado nesta sexta-feira (4), durante o intervalo do Jornal Nacional, na TV Globo, com o dobro do tempo das veiculações mentirosas.
Os candidatos acusaram o prefeito de ter fraudado financiamento para obras na cidade.
Os ataques foram divulgados pelos candidatos Genivan Vale e Lawrence Amorim no dia 18 de setembro em seus respectivos programas eleitorais na televisão. A Justiça entendeu que ambos veicularam mentiras envolvendo o 'Mossoró Realiza', programa de investimentos em obras, aprovado pela Câmara Municipal e executado pela Prefeitura de Mossoró.
A justiça destacou na decisão que Genivan e Lawrence excederam as críticas à atuação política e divulgaram informações falsas sobre a gestão municipal.
‘’As críticas feitas nas propagandas eleitorais veiculadas em rede pelas recorridas, embora se refiram a notícias publicadas em veículos de imprensa e blog, isso não as exime de checarem a consistência das informações. Ademais, em alguns dos trechos da propaganda, que foram colacionados e quantificados pela coligação recorrente em sua petição inicial, houve a extrapolação do que foi mencionado na mídia, resvalando para afirmações/imputações que são ofensivas à honra, sem lastro probatório’’, menciona a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.