08/06/2024
Rafael Motta: o candidato de Henrique Alves
Detalhe do lançamento da pré-candidatura de Rafael Motta a prefeito de Natal: a presença do ex-deputado Henrique Alves com a camisa do Avante.
Henrique se filiou ao PSB quando saiu do MDB, e com a retirada do partido do comando de Rafael, ele parece ter debandado para o Avante, partido ao qual Rafael se filiou, e pelo qual será candidato.
Henrique esteve presente, fez discurso e deixou claro: Rafael será seu candidato.
Há poucos dias Henrique externou para pessoas próximas que o prefeito Álvaro Dias estava procurando Rafael para uma conversa.
Henrique ainda articulava para que, pelas suas mãos, Rafael se tornasse o vice de Carlos Eduardo. Mas externou essa possibilidade de uma conversa do outro lado, sabendo que a candidatura de Rafael interessa ao palanque do prefeitável Paulinho Freire, que tem o apoio de Álvaro.
Mas, por quê?
Porque os pontos de Rafael nas pesquisas registradas, que hoje se mantém em torno de 5, podem somar aos pontos dos prefeitáveis Natália Bonavides e Paulinho Freire, e chegar a 50% dos votos válidos, provocando um segundo turno, que é o que deseja o grupo de Paulinho.
Com Rafael sendo vice de Carlos Eduardo, esses pontos ele poderia não levar para Carlos, mas deixariam de existir na soma de Paulinho e Natália.
Ficou definido no lançamento deste sábado: Rafael será o candidato de Henrique, que ensaiou apoiar o primo Carlos Eduardo, mas se acomodou no Avante.
Com o afastamento de Henrique, Carlos tira da oposição a cantilena que já tinha começado nas mídias: que ele seria o candidato 'dos Alves'.
Da família, dois tem mandatos: o vice-governador Walter Alves (MDB), que apoia Natália, e o vereador Felipe Alves (União), que apoia Paulinho. Agora Henrique apoia Rafael Motta.