24/05/2024
Conselheiro se aposenta e disputa de deputados por vaga no TCE entra na reta fina
O conselheiro Tarcísio Costa efetiva sua aposentadoria do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (24), depois de 30 anos na Corte.
A partir de hoje o TCE tem 30 dias para para comunicar à Assembleia Legislativa a vacância do cargo.
Lembrando que esta vaga será reposta pelo legislativo, que já vive clima de disputa entre os deputados Gustavo Carvalho (PSDB) e George Soares (PV).
A indicação de um deputado para o Tribunal significa uma outra disputa interna para saber quem vai ocupar a cadeira deixada no plenário da Assembleia. Disputa que ocorre entre dois ex-deputados, dispostos a retornar à Casa.
Se o eleito para o TCE for Gustavo, o suplente a tomar posse na Assembleia será Getúlio Rêgo (PSDB), mas se o escolhido para o Tribunal for George, quem voltará para a Assembleia será Vivaldo Costa, do PV.
Vivaldo é irmão de Tarcísio, o conselheiro que deixa o TCE, e que recebeu homenagem na sessão desta quinta-feira (23), que foi sua última como conselheiro.
A criação da Escola de Contas, a realização de concurso público para o Ministério Público de Contas, e a implantação do Kairós, em parceria com a UFRN, possibilitando o uso da inteligência artificial na Corte de Contas, foram ações lembradas como legado do 'conselheiro aposentado'.
Com a aposentadoria de Tarcísio Costa, o Tribunal de Contas do RN passa a ter duas vagas abertas. A primeira, por causa da aposentadoria da conselheira Adélia Sales, que será substituída por indicação da própria Corte de Contas, que já elegeu uma lista tríplice que está na mesa da governadora Fátima Bezerra para nomear.
O que o Blog apurou foi que a governadora vai nomear o primeiro da lista, o conselheiro substituto Antonio Ed Souza Santana.
Resta saber se os novos conselheiros efetivos do TCE serão Antônio Ed e Gustavo Carvalho ou Antônio Ed e George Soares.