10/05/2024
Audiência pública na Câmara de Natal vai debater sobre direito à saúde mental
Em alusão ao maio antimanicomial, a audiência pública proposta pelo Vereador Daniel Valença (PT) na próxima sexta-feira (10), discutirá, entre outros temas, a rede de atenção psicossocial, a não manicomialização das pessoas em sofrimento psíquico e os caminhos de inclusão psicossocial.
Diante do tema intersetorial e complexo, na composição da mesa de Audiência, foram convidados diversos representantes da sociedade, além de usuários da rede de atenção psicossocial.
Foram convidadas a Coordenação de Saúde Mental de Natal; Conselho Municipal de Saúde; o Centro de Referência em Direitos Humanos Marcos Dionísio - CRDH; a Associação Plural; a Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras (os) e Pesquisadoras (os) - ANPSINEP – RN; o Conselho Regional de Psicologia – CRP -17; a Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Saúde Pública do RN – SESAP; o Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), militantes históricas da luta antimanicomial na cidade, entre outros.
Segundo o vereador Daniel Valença (PT), “Devemos utilizar o debate público para fortalecer a luta antimanicomial, a fim de localizar métodos de cuidado e de acompanhamento mais humanos e pautados na valorização das habilidades, talentos e competências das pessoas. Fugindo dos estigmas e preconceitos em torno do adoecimento mental, e compreendendo o ser humano de uma forma integral.
Além disso, um dos objetivos é compreender qual estrutura e qual orçamento temos dedicado ao cuidado de pessoas em sofrimento psíquico ou com transtornos mentais no município.”, afirma o Vereador.