29/04/2024
Em aula na UFRN, professor Marcelo Barros fala sobre o Direito do Trabalho após a reforma trabalhista
Do portal Jurinews:
Os alunos do 9° e 10° período do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na disciplina Organização e Funcionamento do Poder Judiciário, lecionada pelo professor Erick Pereira, assistiram nesta segunda-feira (29) uma aula sobre o "Direito do Trabalho após a Reforma Trabalhista" com o professor Marcelo de Barros Dantas.
Para o especialista em Direito do Trabalho, após a reforma trabalhista, a dinâmica mudou significativamente.
Houve uma flexibilização nas relações entre empregadores e empregados, com novas regras para contratos de trabalho, jornada, terceirização e negociações coletivas. Isso trouxe desafios e oportunidades tanto para empresas quanto para trabalhadores, exigindo uma adaptação às novas normas e uma compreensão mais ampla dos direitos e deveres de cada parte.
Marcelo Barros acrescentou ainda que com o avanço da inteligência artificial, o direito do trabalho pós-reforma também enfrenta mudanças. A lA está sendo utilizada para otimizar processos jurídicos, auxiliando na análise de contratos, na gestão de informações trabalhistas e na tomada de decisões.
"Isso pode trazer maior eficiência e precisão ao lidar com questões legais, mas também levanta questões sobre a necessidade de regulamentação e ética no uso dessa tecnologia no âmbito trabalhista", finalizou o professor Marcelo Barros.