04/03/2024
O retrato do inverno de 2024 na região Seridó do Rio Grande do Norte
Técnico do IGARN, o engenheiro agrônomo seridoense José Procópio, traçou uma radiografia do inverno de 2024 na região Seridó do Rio Grande do Norte.
O Blog reproduz o texto dele:
As águas de janeiro, fevereiro e início de março chegaram e vieram com força, renovando a vida, acumulando água nos corpos hídricos, alimentando a biodiversidade e criando uma nova paisagem na caatinga seridoense.
No início da quadra chuvosa de 2024 no RN, a região Seridó tinha o menor volume de água acumulado em seus reservatórios.
Os municípios de Currais Novos e Acari estavam em processo de colapso para o abastecimento humano. A previsão era esse sistema entrar em colapso total agora neste mês de março. As recargas do sistema hídrico Dourados e Gargalheiras até o momento já garantem o pleno abastecimento em 2024.
Com as milagrosas chuvas de janeiro e fevereiro (que eram duvidosas), a situação hídrica do Seridó para abastecimento humano em 2024 ganhou um grande fôlego e no momento com os volumes reservados e uma boa gestão das águas, temos a garantia de abastecimento dos municípios/cidades do Seridó.
Hoje as situações mais complicadas no Seridó são:
a) Ouro Branco, que depende de poços para o abastecimento da cidade, pois o reservatório Esguicho continua seco e sem recarga para garantir o abastecimento;
b) O município de São José do Seridó, que é abastecido por poços e até o momento a barragem de Traíras não acumulou água na ensecadeira para abastecer a cidade.
Os municípios de Parelhas, Carnaúba dos Dantas e Jardim do Seridó, com as águas recebidas nas últimas horas pelo reservatório Boqueirão, garantem o abastecimento para 2024.
É bom ressaltar que o município de Jardim do Seridó tem como principal fonte de água para seu abastecimento, a barragem das Traíras.
Se a ensecadeira com capacidade de acumular 5 milhões de metros cúbicos de água fizer essa reserva, o abastecimento de Jardim passa a ser desta fonte, assim como São José do Seridó.
Com a recarga excelente dos últimos dias do açude Caldeirão, o abastecimento do município de Santana do Seridó está garantido para 2024.
É bom lembrar que Caldeirão estava seco e Santana do Seridó estava sendo abastecida por uma extensão de adutora de Parelhas com água de Boqueirão.
O açude Mamão, em Equador, transbordou e o município está com o abastecimento garantido para 2024.
Os municípios da serra de Santana (Bodó, Tenente Laurentino Cruz, Cerro-Corá, Lagoa Nova, São Vicente e Florânia), estão com abastecimento garantido pela adutora da serra de Santana, com captação de água na ARG.
É bom reforçar que o açude do Pinga em Cerró-Corá já transbordou e pode abastecer a cidade. O município de Jucurutu, que pode ser abastecido com água da ARG, hoje está com abastecimento garantido com as águas do rio Piranhas, vindas da barragem de Oiticica, que na cota atual acumula 78 milhões de metros cúbicos de água.
O município de Ipueira está com o abastecimento garantido em 2024 pelo açude Martelo localizado na Paraíba.
O município de Serra Negra do Norte está garantido pelo açude do município no rio Espinharas.
Os municípios de Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúbas dos Batistas estão com abastecimento garantido pela adutora Manoel Torres que capta água no rio Piranhas, vinda do sistema hídrico Curemas/ Mãe D’água.
Caicó pode ser abastecida pelo açude Itans, porém, no momento encontra-se em volume morto.
Apesar da situação hidrológica do reservatório Santo Antônio (Sabugi) não ter sido alterada até o momento, mesmo que tenha recarga zero, o município de São João do Sabugi tem garantido o seu abastecimento para 2024.
Roguemos a Deus e à nossa mãe natureza pra que essas abençoadas e milagrosas chuvas continuem nos meses de março, abril e maio, pra restaurador a felicidade do povo do semiárido e recarregar nossas esperanças, nossos rios e reservatórios sem causar desastres naturais e humanos.