04/03/2024
Músico Zaqueu, que começou sua formação no Instituto Gentil e já se apresentou em vários países do mundo, será homenageado em Campo Grande (RN)
Do mundo para casa.
O músico e trompetista Grácio Zaqueu vai ser homenageado pelos amigos músicos da sua cidade Campo Grande (RN), em concerto que reunirá nwsta terça-feira (5), às 19h, no próprio instituto, o sanfoneiro Fernando Nogueira, o violonista Henrique Lucena e o percussionista e multi-instrumentista UdinhoLima, além das participações especiais dos maestros Matheus Soares, Jucá Tigre e Danilo Wanduyne.
Zaqueu concluiu mestrado recentemente na Academia Sibelius, um dos maiores conservatórios europeus em Helsinki, na Finlândia.
O talentoso trompetista despertou para a música ainda criança na Escolinha de Flauta Doce do Instituto Gentil, instalado em Campo Grande pelo grupo comandado pelo empresário Antônio Gentil.
Ele se dedicou ao trompete e fez graduação na Escola de Música da UFRN.
Grácio Zaqueu já se apresentou com renomadas orquestras em grandes salas da Finlândia, Suécia, Estônia, Alemanha, Itália, Holanda, Polônia, Romênia, Hungria, Escócia, Bélgica, Suíça, Eslováquia, Guatemala, Venezuela e Paraguai.
“Sempre que subo em um novo palco, lembro-me do Instituto Gentil, onde além da música tive acesso a livros e aulas de informática, e dos meus primeiros professores, os Maestros Ranieri Soares, José Wilson e Cláudio Jales”, recorda Zaqueu.
No vídeo abaixo, a participação de Zaqueu no concerto da Orquestra de Cordas de Oulu e Coral da cidade, na catedral da cidade finlandesa pertinho da Lapônia.