01/03/2024
Jornalista Osair Vasconcelos lança livro contando a história da forma secular e desaparecida de fazer carne de sol
Será neste sábado, às 10 da manhã no Sebo Vermelho, na avenida Rio Branco, em Natal, que o jornalista Osair Vasconcelos lança "Das mãos de seu Fausto para as mesas do Brasil – A reportagem que registrou o modo secular de fazer a carne de sol do Seridó".
O livro remonta aos bastidores de janeiro de 1986, quando o repórter Osair Vasconcelos e o fotógrafo Giovanni Sérgio passaram quatro dias em Caicó, entre fins de madrugadas e começos de noites, acompanhando seu Fausto na preparação da carne de sol, seguindo o modo secular, desde o tiro certeiro que derrubou a rês até a exposição para venda nas bancas de feira.
Seu Fausto foi o último marchante a preparar a carne de sol da forma como os portugueses a trouxeram para os sertões do Seridó nos tempos da colonização.
A reportagem foi publicada na edição de número 5 da revista Globo Rural, que pautou Osair.
Quase quatro décadas depois, Abimael Silva, da editora Sebo Vermelho, descobriu que esse é o único registro escrito que narra o processo original de feitura da carne de sol. Disso nasceu o livro que, além da reportagem, traz o depoimentos de Abimael, de Humberto Pereira, criador do Globo Rural em TV e revista, de Albimar Furtado e o posfácio de Vicente Serejo.
As fotos são de Giovanni Sergio.
No livro Osair relata tudo o que acompanhou e como foi feita a reportagem, desde a saída de Natal até o momento em que a carne era levada para as bancas dafeira de Caicó.
O projeto gráfico é de Vitor Marinho, filho de Osair, e a arte da capa e xilogravuras de Aureliano Medeiros.