09/02/2024
PSOL quer prisão do ex-vice-presidente Hamilton Mourão
Na sua coluna desta sexta-feira (9) na Folha, a jornalista Mônica Bérgamo revelou que a bancada do PSOL na Câmara dos Deputados acionou o Supremo Tribunal Federal para pedir a prisão preventiva e a quebra de sigilo telefônico do senador ex-vice-presidente e atual senador pelo Republicano, Hamilton Mourão.
É que depois de deflagrada a operação da Polícia Federal nesta quinta, teneo como principal alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro, e envolvendo militares do seu entorno e até um padre, Mourão conclamou os comandantes das Forças Armadas a não se omitirem contra o que chamou de "condução arbitrária de processos ilegais" que atingem os integrantes da instituição.
"No caso das Forças Armadas, os seus comandantes não podem se omitir perante a condução arbitrária de processos ilegais que atingem seus integrantes ao largo da Justiça Militar. Existem oficiais da ativa sendo atingidos por supostos delitos, inclusive oficiais generais. Não há o que justifique a omissão da Justiça Militar", disse Mourão na tribuna do Senado.
O PSOL pede que Mourão seja investigado por supostamente atentar contra a democracia e o Estado de Direito.
"É evidente que o senador Hamilton Mourão - e seu golpismo, mais do que provado nesta petição - causa concreto risco à ordem pública, posto que seu ato visa insuflar a base bolsonarista, cada vez mais radicalizada", diz o documento enviado ao ministro do STF Alexandre de Moraes, que autorizou a operação desta quinta.