01/11/2023
Detran encerra ações do “Educar para o Trânsito” com palestras em escolas de Vera Cruz
O Detran encerrou nessa terça-feira (31), o ciclo de palestras educativas direcionadas às escolas públicas do município de Vera Cruz, cidade situada na região metropolitana de Natal. A última ação contemplou estudantes do ensino fundamental e médio matriculados na Escola Estadual Monsenhor Paiva.
Na oportunidade, foram ministradas palestras abordando as temáticas da Importância da Cidadania no Trânsito, Regras de Circulação e Conduta, Direção Defensiva, e Álcool e Direção. Os temas foram trabalhados de acordo com a faixa etária de cada turma, procurando tratar de aspectos comuns encontrados de maneira prática no trânsito e na convivência social comum dos estudantes alvos da ação educativa.
O trabalho desenvolvido pelo Detran foi elogiado pelo secretário Municipal de Transporte de Vera Cruz, Abel Júnior, que esteve nas palestras de encerramento e agradeceu ao Detran e aos técnicos do Órgão que operaram o trabalho educativo. “Agradecemos imensamente a equipe do Detran pela disponibilidade e aos diretores das escolas por cederem os espaços, pretendemos estender essas palestras para outras escolas”, disse.
A programação das palestras do projeto “Educar para o Trânsito” do Detran foram iniciadas nas escolas de Vera Cruz em meados do mês de agosto deste ano. No total, os técnicos do Departamento Estadual de Trânsito ministraram quatro palestras em cada escola pública, compreendedor as instituições de ensino Escola Municipal Professora Ascendina Lustosa e Escola Estadual Monsenhor Paiva.
Além das palestras com utilização de projetores, distribuição de material educativo e brindes, os técnicos do Detran ainda trabalharam dinâmicas de grupo e atividade práticas, a exemplo da sensação de embriaguez com uso dos óculos simulador de embriaguez, que reflete a incapacidade da percepção e ação motora acertada quando o cidadão conduz veículo automotor sob influência de álcool.
O projeto “Educar para o Trânsito” do Detran é conduzido pela Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do órgão (Coefi) e operado pela coordenadora Michele Renata, pelas pedagogas do Detran, Evany Barbosa e Maria Selma, e pelos instrutores palestrantes, Ueyder Cabral e Flávio Roberto Garcia.