13/10/2023
Conheça a história de Isabel, a mossoroense eleita a 2ª surda mais linda do mundo, que constituiu família em Israel e não admite deixar o país em guerra
Enquanto brasileiros em Israel fazem de tudo para correr de volta para o Brasil, a mossoroense Isabel Maia, de 33 anos, não abre mão de permanecer no país onde se casou e constituiu família.
Isabel não acha justo deixar para trás o marido israelense Boris, tirando dele o direito de conviver diariamente com Raquel, a filha do casal de 1 ano e 3 meses.
Isabel e Boris são surdos.
Em dezembro de 2013, aos 23 anos, em um concurso realizado em Fortaleza, ela foi eleita Miss Surda Brasil 2014, se credenciando para representar o país em Praga, na República Tcheca, onde conquistou o segundo lugar no Miss Deaf World, passando a ser a segunda surda mais linda do mundo.
Na foto abaixo a conquista do Miss Surda Brasil:
E em Praga, a conquista da vice-liderança mundial:
No Brasil, Isabel ficou à frente das candidatas do Rio Grande do Sul (2º lugar), e de São Paulo (3º).
No concurso mundial, ficou atrás apenas da eslovena Lýdia Svobodová
Mossoroense formada em Gastronomia pela UnP em Natal, para onde se transferiu em 2010, Isabel despertou a atenção de Boris, um israelense que viu a foto da potiguar em uma postagem no instagram de uma seguidora que também acompanhava a trajetória dela. Daí a seguir, curtir fotos e iniciar uma conversa foi rápido, como contou Isabel ao Blog em uma longa conversa na madrugada de Natal e manhã de Tel Aviv.
Ele já veio várias vezes ao Brasil, como contou Isabel Maia, mas o primeiro encontro aconteceu em Paris.
Isabel mora em Tel Aviv há 3 anos e diz que ama o lugar. "Aqui é uma benção". É que ela está bem distante de Gaza e protegida dos ataques. "Meu apartamento tem lugar de 'Barkur', sistema de antibomba", disse ao Blog.
Por causa da guerra, Boris trabalha 'de vez em quando', segundo Isabel. Ele presta serviço a uma empresa de entrega de comida como o iFood. Ela trabalhou na Laline, uma empresa de perfumes e cosméticos, mas tirou a licença maternidade quando Raquel nasceu e depois decidiu deixar o emprego. O casal tem apoio da família de Boris, e de vez em quando passa dias no apartamento dos pais dele.
Nas redes sociais ela conta com a tecnologia avançada para se comunicar. Usa a língua de sinais de brasileira, que Boris aprendeu assim que lhe conheceu, e utiliza os recursos da inteligência artificial para colocar voz em postagens como essa abaixo, que publicou para comunicar que vai ficar em Israel, que se sente segura em Israel, e que é feliz em Israel.