07/10/2023
Agripino quer Allyson para o governo em um palanque que poderá favorecer sua volta ao Senado
Antes de disputar reeleição para prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra já é visto na cidade como candidato a governador em 2026.
Tudo por causa do movimento comandado palo presidente do União Brasil, ex-senador José Agripino Maia.
Agripino tem trabalhado, mesmo com bastante antecedência, o nome de Allyson como o da oposição para fazer frente ã candidatura apoiada pela governadora Fátima Bezerra.
Hoje esse nome seria o do vice-governador Walter Alves (MDB), possível candidato natural para suceder Fátima.
Há quem garanta que, por trás da vontade de Agripino ver Allyson governador, está a vontade de Agripino se ver novamente senador.
Sem uma chapa majoritária forte, nenhuma candidatura atrairia Agripino, que se elegeu duas vezes para o Senado sob um guarda-chuva que lhe assegurava votação tranquila.
Em 1986 fez dobradinha com o primo Lavoisier Maia e os dois se juntaram ao então deputado federal João Faustino, formando a chapa 'JOÃO, LAVÔ E JAJÁ'.
João foi derrotado para o governo: Lavô e Jajá assumiram o Senado.
Em 2002 se candidatou à reeleição fazendo dobradinha com Garibaldi Filho, numa chapa que tinha como candidato a governador, o então senador Fernando Bezerra.
Agripino e Garibaldi foram eleitos para o Senado; Bezerra não foi para o segundo turno.
Os eleitos Garibaldi e Agripino apoiaram Fernando Freire para o governo no segundo turno. Freire foi derrotado.
Em 2010 Agripino se reelegeu senador mais uma vez; agora na chapa comandada pela então senadora Rosalba Ciarlini, que se elegeu governadora.
Em 2018 buscou um mandato de senador, mas foi derrotado.
Agripino costuma dizer que não será mais candidato. Mas o palanque de 2010 poderá lhe ser favorável. Se vai ser favorável a Allyson...aí são outros quinhentos.