03/09/2023
Presidente Lula exonera o homem de confiança de Rogério Marinho na Codevasf do RN
Do blog de Juliana Celli neste domingo, acrescentando que, além da ação na justiça por acusação de violência contra uma servidora, o ex-superintendente da Codevasf no RN, Wellington Dias é investigado por supostas irregularidades do órgão no Rio Grande do Norte. É alvo de uma AIJE impetrada pela campanha do ex-candidato a senador Carlos Eduardo Alves, que investiga a sua atuação no estado.
Wellington perde o cargo comissionado de superintendente, mas permanece na Codevasf, já que é servidor de carreira.
Porém, deverá retornar para Pernambuco, seu estado de origem, de onde o ex-ministro Rogério Marinho o trouxe para ser seu homem de confiança no Rio Grande do Norte.
Detalhe: o superintendente da Codevasf no RN foi exonerado exatamente no dia em que Lula esteve no RN.
Leia a postagem de Juliana:
Lula exonera superintendente da Codevasf do RN ligado a Rogério e acusado de agressão a funcionária
Wellington Dias Lopes não é mais superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) aqui no RN. Ele foi indicado pelo ex-ministro da Integração Nacional do governo Bolsonaro e hoje senador da República, Rogério Marinho.
O PT já estava de olho no cargo faz tempo, mas o centrão vinha mantendo o superintendente através do União Brasil. A denúncia que corre na justiça de que ele teria agredido fisicamente uma ex-funcionária no início de 2023 pode ter acelerado sua saída. Ele nega as acusações.
Na sexta-feira (1), dia de sua exoneração, constava em sua agenda oficial uma reunião com o deputado federal bolsonarista General Girão.
A Codevasf é uma empresa pública ligada ao Ministério da Integração Nacional e é a queridinha do Centrão, que já está de olho em uma nova nomeação aqui no estado.
Por outro lado, o PT tenta emplacar um nome seu.
O órgão é alvo de pelo menos 3 investigações da Polícia Federal no âmbito nacional. No tempo de Marinho e Bolsonaro, houve aumento de cargos e indícios de fraudes em licitações. Mesmo assim, o Governo Lula não mudou o comando do órgão, que continua na mão do Centrão em todo o país.
Vamos ver se isso vai mudar aqui no Estado. Duvido. Quem quer assumir aqui no Estado é o ex-prefeito de Assu e adversário da governadora Fátima, Ivan Júnior, por indicação do União Brasil.
*
Em outra nota Juliana diz que o substituto de Wellington será indicado pelos deputados do União Brasil, Paulinho Freire e Benes Leocádio, e não pelo presidente do partido, José Agripino.