03/09/2023
Escritores de Acari se juntam para criar a Academia Acariense de Letras
A cidade de Acari está prestes a ganhar sua própria Academia de Letras. No sábado, 12 de agosto, um evento histórico ocorreu. Enquanto a cidade ainda celebrava a festa da padroeira Nossa Senhora da Guia, quatro nomes notáveis das letras se reuniam no Mercado do Artesanato para dar vida a esse sonho tão esperado: a fundação da Academia Acariense de Letras. O encontro reuniu os escritores Cícero Araújo, Jeanne Araújo, Jesus de Ritinha de Miúdo e Humberto Hermenegildo.
O prefeito Fernando Antônio também esteve presente, e destacou a importância desse marco cultural para Acari. A proposta de criação de uma academia é resultado de discussões e debates que vinham ocorrendo ao longo do tempo e a presença de outras pessoas que testemunharam esse momento crucial, demonstrou o apoio e o entusiasmo da comunidade local em relação à iniciativa.
Segundo Cícero, autor de dois livros sobre a história de Acari, "os objetivos da Academia Acariense de Letras são nobres e ambiciosos. Ela nasce com a missão de preservar e promover a rica tradição literária e cultural de Acari, reconhecendo e homenageando os escritores locais e suas contribuições para a literatura. Além disso, a academia pretende fomentar a produção literária e artística na cidade, incentivando jovens talentos a explorarem seu potencial criativo".
"A fundação da Academia Acariense de Letras é um passo importante na preservação e no enriquecimento da herança cultural de nossa cidade. A partir de agora, a academia se dedicará a honrar nossos escritores, poetas e artistas, inspirando futuras gerações a continuar a tradição literária de Acari", afirmou Cícero, acenando que este é apenas o começo de uma 'jornada emocionante'.
A Academia que está sendo criada está abrindo as portas para quem deseja contribuir para o crescimento cultural de Acari.
"Juntos, escreveremos o próximo capítulo desta incrível jornada cultural. A Academia Acariense de Letras promete ser um farol de cultura em nossa cidade, iluminando o caminho para um futuro rico em literatura e arte", atestou Cícero Araújo, empolgado com a feliz ideia dos 4 escritores, que certamente agregará mais pensadores, entre eles o próprio prefeito, também autor de belos textos.