01/09/2023
Presidente Lula e governadora Fátima visitam obras do Ramal Apodi no município de Luís Gomes (RN)
Acompanhado da governadora Fátima Bezerra e do vice-governador Walter Alves, o presidente Lula, que esteve no Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (01), visitou as obras do Ramal Apodi, da transposição do São Francisco.
Lula que chegou ao RN com os ministros da Casa Civil, Rui Costa; de Portos e Aeroportos, Márcio França; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; e do secretário geral da presidência da República, Márcio Macedo, pousou no município de Luís Gomes, onde o túnel do Ramal está em construção.
Estiveram em Luís Gomes para receber o presidente, a senadora Zenaide Maia, os deputados federais Natália Bonavides e Fernando Mineiro e estaduais Dr. Bernardo, Isolda Dantas, Divaneide Basílio e Francisco do PT, e ainda a vereadora de Natal, Brisa Bracchi e vereadores da região.
De prefeitos, além do anfitrião Carlos Augusto "Tututa", acompanharam a agenda do presidente e da governadora, Maria Elce (Major Sales); Odon Jr. (Currais Novos); Eraldo Paiva (São Gonçalo); Marianna Almeida (Pau dos Ferros); Raimundo Nonato (José de Penha); Ronaldo Souza (Água Nova); Clécio Queiroz (São Miguel); Cícero Sabino (Pilões), e o ex-prefeito de Luís Gomes, Pio X Fernandes.
Acompanharam a governadora os secretários Paulo Varella (Semarh), Jaime Calado (Sedec), Gustavo Coelho (Infraestrutura), Daniel Cabral (Assecom), Virgínia Ferreira (Planejamento), e o diretor presidente do Idema, Leon Aguiar.
Lula anunciou que as obras de infraestrutura hídrica inseridas no PAC, como é o caso do Ramal Apodi, terão recursos de mais de 30 bilhões.
Ele confirmou que estará no Rio Grande do Norte na inauguração da Barragem de Oiticica.
O Ramal Apodi integra o Eixo Norte do PISF, com extensão de 115,3 quilômetros, e levará água a 54 municípios: 32 do Rio Grande do Norte, 13 da Paraíba e 9 do Ceará, beneficiando 750 mil pessoas. A infraestrutura contará com três áreas de controle, 23 trechos de canais, sete aquedutos, oito rápidos e o túnel visitado neste dia 01 que terá 6,3 quilômetros de extensão.
Fotos Carmem Félix