25/08/2023
‘Fiern Experience’ segue nesta sexta-feira em Natal com exposição de inovações e tecnologias
Segue nesta sexta-feira (25) Em Natal o 'Sistema Fiern Experience', aberto nesta quinta à visitação pública e gratuita, no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, que fica na Avenida Capitão Mor Gouveia.
Um dos primeiros visitantes foi o industrial Cláudio Matias, CEO da Empresa Iberobras, que atua no setor de energias renováveis, com foco em energia eólica. Acompanhado do diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, ele visitou o setor do buggy elétrico, desenvolvido em uma parceria entre o SENAI e a Selvagem.
“Eu estou surpreso com muitas coisas que estou vendo aqui, especialmente vendo esse Selvagem elétrico. Até por minha relação de proximidade com o idealizador do Selvagem, ver essa exposição é sensacional’, diz o empresário.
Com uma ampla programação, em um evento inédito, gratuito e aberto ao público, o Sistema FIERN Experience apresenta demonstrações das tecnologias e serviços da FIERN, SENAI, SESI e IEL, do Observatório da Indústria Mais RN, além de ciclo de palestras que vão mostrar os caminhos da indústria, da economia e da sociedade em direção ao futuro sustentável.
Outro visitante é o profissional de comunicação audiovisual, Lucas Nogueira, que fez questão de ver a Arena Robótica, localizada próximo à entrada da área de exposição.
“Estamos visitando para conhecer todo trabalho do SESI no Rio Grande do Norte. Eu fiquei extremamente surpreso pela estrutura do evento e os projetos de tecnologia para crianças e adolescentes, eu não conhecia e agora estou vendo que o nosso estado está à frente de outras regiões através de tecnologias e oportunidades”, destaca.
A Arena da Robótica está chamando atenção, principalmente porque nela os próprios estudantes fazem as demonstrações. Aysha Gabriela, de 14 anos, do Ensino Fundamental da SESI Escola é uma das que explica tudo para os visitantes.
“Eu vim aqui para apresentar o que é o torneio de robótica, as mesas da temporada de 2020 e deste ano de 2023. E também sobre projetos de inovação”, diz Aysha.
A visitação à exposição está aberta ao público. Quem não se inscreveu on-line poderá se inscrever apenas para a visitação, no local do evento, onde haverá um ponto de inscrição exclusivo. A exposição está separada por áreas tecnológicas. Depois de fazer seu credenciamento, o participante vai poder explorar tudo, em espaços cheios de criatividade, inovação e muito conhecimento para os visitantes.
As Arenas de Robótica receberão os visitantes interessados em conhecer o desenvolvimento de robótica, programação e robôs usados em competições e torneios nacionais e internacionais.