13/08/2023
Folha revela que coube a Ciro Nogueira garantir presidência do PP a João Maia: estratégia do partido é conseguir um Ministério do governo Lula
A Folha de S. Paulo confirmou, na tarde deste domingo, "uma ofensiva" do PP para se fortalecer e ampliar a bancada no Congresso, na intenção de arrastar um ministério no governo Lila.
A estratégia é puxar parlamentares do PL de Bolsonaro, para o partido comandado pelo ex-chefe da Casa Civil de Bolsonaro, Ciro Nogueira.
Perdeu, perdeu, né?
E Ciro que já foi lulista de morrer e chamava Bolsonaro de fascista até ser atraído por ele, já se derrete de amores por Lula e trabalha com todas as forças para enfraquecer o partido do ex-presidente.
Ciro fez o L.
E nessa articulação revelada pela Folha, está o deputado federal do Rio Grande do Norte, João Maia.
Hoje o PP tem 49 deputados, é a quarta maior legenda na Câmara dos Deputados, e a estratégia é tirar 3 deputados do PL.
Trecho da reportagem assinada pelo jornalista Thiago Resende:
-Deputado federal desde 2007, João Maia, do Rio Grande do Norte, deverá trocar o PL pelo PP. Aliados dizem que a permanência dele ficou insustentável após ter sido avisado por Valdemar que a presidência do PL no estado passaria para o senador Rogério Marinho, ex-ministro de Bolsonaro. O cargo foi ocupado por Maia por quase 20 anos.
Para atrair o deputado, Ciro Nogueira ofereceu o comando do PP no Rio Grande do Norte a ele. Segundo interlocutores do PL, Valdemar tende a liberar a saída de Maia, mas o caso deverá ser analisado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Ele faz parte da ala do PL que ajuda Lula a aprovar pautas econômicas —grupo que varia entre 20 e 30 deputados. Maia votou a favor do novo arcabouço fiscal e da Reforma Tributária.