28/04/2023
Prefeitura de Mossoró reúne mães de alunos com autismo em encontro formativo
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Dando sequência ao Programa de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME), a Prefeitura de Mossoró reuniu, na tarde desta sexta-feira (28), no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, mães de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados na Rede Municipal de Ensino. O encontro, que teve como tema “Confiar: escola e família tecendo ações para ricas aprendizagens”, foi organizado pela Gerência Executiva Pedagógica, por meio da Coordenadoria de Educação Especial.
O encontro contemplou mães de alunos da Educação Infantil, como destaca Leilimar Bezerra, coordenadora de Educação Especial da SME. “Esse é um momento de aproximação entre Secretaria, escolas, as mães, para que a gente possa ouvir as demandas trazidas por elas, e mostrar também nossa proposta para acompanhar melhor as crianças, dar um atendimento de qualidade a elas. Nesse primeiro momento, o encontro foi pensado para as crianças da Educação Infantil, mas se estenderá para os demais níveis”, disse.
A diretora de Planejamento e Gestão Educacional da SME, Gilneide Lobo, reforça a importância do encontro com as famílias. “É o primeiro que a gente está realizando com mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista este ano, e para tratar de uma temática da importância que é a relação família e escola, na perspectiva de construir aprendizagens, e que sejam aprendizagens significativas”, disse.
O encontro realizado na Estação das Artes foi aberto pela secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar. Ela relembrou que a gestão municipal tem efetivado avanços expressivos na Educação Especial ao longo dos últimos dois anos, como, por exemplo, a ampliação do número de Salas de Recursos Multifuncionais voltadas para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). No início de 2021, eram 14 unidades contempladas com salas de AEE, número que passou, atualmente, para 22.
A secretária também mencionou as obras de acessibilidade realizadas em diversas unidades de ensino, a contratação histórica de auxiliares de sala (são mais de 700 em atuação no momento) e o trabalho que está sendo desenvolvimento para a Regulamentação da Educação Especial no Município, entre outros pontos.
“Nesse momento, estamos trazendo as famílias das crianças com autismo, para que a gente possa manter laços ainda mais estreitos. O Município tem a sua política de inclusão, e estamos finalizando, na Secretaria de Educação, a Regulamentação da Educação Especial na Rede Municipal de Ensino, algo inédito, que vai ser implementado nesta gestão. E faz parte dessa política encontros constantes de formação e interação, tanto com profissionais quanto com as famílias”, finalizou.