19/04/2023
TJ Acadêmico: Advogado e professor Erick Pereira leva alunos do curso de Direito para aula prática no Tribunal de Justiça
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Do portal do Tribunal de Justiça do RN;
TJ Acadêmico recebe alunos do curso de Direito do 8° ao 10° da UFRN
O Projeto “TJ Acadêmico”, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social do |Tribunal de Justiça, por meio da Direção de Relações Públicas, recebeu, na tarde dessa terça-feira (18/4), 30 estudantes do 8º, 9º e 10º período do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Acompanhados pelo professor e advogado, Erick Pereira, eles aprenderam na prática o que é ministrado em sala de aula, na disciplina de Organização e Funcionamento do Poder Judiciário.
A turma visitou o Tribunal Pleno, conheceu a galeria de Presidentes do TJRN e bateu um papo com a desembargadora Lourdes Azevêdo, a secretária Judiciária, Walteíze Gomes, e o servidor Michellson Cordeiro. Os alunos também aprenderam um pouco sobre os 130 anos de história do Tribunal com o historiador, Halyson Oliveira.
"Esta é a primeira mês que participo dessa atividade aqui no Tribunal. E posso dizer que é uma grande oportunidade para esses alunos aliar o conhecimento, que vai sendo amealhado nos bancos da universidade, com a prática de conhecer de perto o funcional do Tribunal de Justiça. É uma experiência enriquecedora", ressalta a desembargadora Lourdes Azevêdo, que contou para os estudantes um pouco da sua experiência profissional desde o Ministério Público até a chegada ao cargo de desembargadora do TJ.
O professor Erick Pereira, destacou que esta é uma atividade que faz parte da grade curricular obrigatória do curso, na disciplina de Organização e Funcionamento do Poder Judiciário. Segundo ele, essa visita acontece desde 1998 e foi a Universidade Federal quem criou este módulo. "A partir dessa iniciativa da Universidade, outras instituições começaram a fazer também essas visitações e o intuito é o de dar o primeiro contato do aluno com os funcionamentos das estruturas de poder, tanto da Justiça comum, como Eleitoral e Trabalhista", observa o docente da UFRN.
A secretária Judiciária, Walteíze Gomes e o servidor Michellson Cordeiro, explicaram aos universitários sobre o funcionamento da tramitação de processos no 2º grau, dos órgão e secretarias do Tribunal. "Sempre acho gratificante mostrar o Poder Judiciário, explicar a evolução do funcionamento do Tribunal. Essa aproximação é muito importante, pois eles aprenderem sobre a profissão futura, além de aproximar cada vez mais a sociedade do TJ", avalia Walteíze Gomes.
O estudante Matheus Felipe, que cursa o 10º período do curso, agradeceu pela oportunidade conhecer o funcionamento do TJ. "Fiquei deslumbrado com a intersetorialidade do TJ. A gente que está de fora nem imagina como é complexa a engrenagem que movimenta o Poder Judiciário. Essa aula nos auxiliou bastante a compreender isso", pontua o futuro bacharel em Direito.
Outra integrante do grupo, a estudante Iris Gomes destaca a necessidade de se conhecer este mundo antes do ingresso no mercado de trabalho. “Essa visita prática nos passa a dimensão da Justiça, que muitas vezes a sala de aula não nos passa. Chegar ao mercado de trabalho conhecendo o funcionamento dos tribunais, o funcionamento institucional, os procedimentos internos vai ser muito importante”, comenta a acadêmica.