17/02/2023
Governadora Fátima Bezerra entrega mais 21 ônibus escolares a prefeituras do RN
A governadora Fátima Bezerra seguiu nesta sexta-feira (17), fazendo entrega de ônibus escolares. Desta vez foram entregues 21 veículos a vários municípios.
Os 21 ônibus fazem parte de um total de 86 novos ônibus para os estudantes. Em 2022 foram entregues 56.
Do total de ônibus, 40 foram adquirindos com recursos de emendas parlamentares dos senadores Jean Paul Prates e Zenaide Maia, e do então deputado federal Rafael Maia.
“Esses ônibus fazem parte do Programa Caminho da Escola, muito especial, principalmente para a gente conter a evasão e garantir o acesso dos nossos estudantes - crianças, jovens, homens e mulheres - às escolas. Porque lugar de estudante é na escola”, disse Fátima Bezerra, lembrando também do contrato assinado em Brasília na segunda-feira (13), de 122,9 milhões, para investimentos em manutenção de escolas e em conectividade, além da construção dos IERNs que estão em andamento em todo o estado.
“Queria falar menos de transporte e mais de inclusão. Porque é isso que esse momento significa. Não é um ônibus qualquer que o município vai levar daqui, não é transporte escolar apenas. É inclusão. Dignidade para nossos alunos, principalmente para aqueles com dificuldades de locomoção. É a forma da gente dizer que esses alunos precisam de condições adaptadas de deslocamento”, pontua Socorro Batista, secretária de Educação do Estado, esclarecendo que existem 14 mil estudantes com deficiência de locomoção no estado, e reforçando que “a gente só vai fazer uma educação de dignidade se construirmos uma parceria forte entre Estado e municípios”.
Os municípios contemplados foram Natal, Baraúna, Brejinho, Caiçara do Rio dos Ventos, Currais Novos, Extremoz, Olho D’água do Borges e Tabuleiro Grande, Afonso Bezerra, Caraúbas, Japi, Janduís, José da Penha, Lagoa D'anta, Ouro Branco, Passagem, Pedra Preta, Rodolfo Fernandes, São João do Sabugi, Sitio Novo e Upanema.
Mas a solenidade trouxe à capital prefditos de outros municípios como Simone Fernandes, de Japi; Maria Helena, de Olho D´água dos Borges; José Morais, de Rodolfo Fernandes; Maria Tarcia, de Taboleiro Grande; Samuel Souto, de Ouro Branco; Renan Mendonça, de Upanema; Antônio Silva (Juninho Alves), de Caraúbas; Paulo Henrique, de Pedra Preta; João Paulo, de Lagoa D´anta; Neto de Zoraide, de Afonso Bezerra; e os vice-prefeitos e vice-prefeitas Marcos Antônio, de Baraúna; João Brito, de José da Penha; Gesenilda Maria (Nira), de Sítio Novo; Izidoro Filho, de Extremoz; Elvisney Soares, de Janduís.