10/01/2023
Fórum de Governadores antecipa reunião com Lula que estava marcada para o final do mês e Fátima Bezerra fala em nome do Nordeste
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A governadora Fátima Bezerra participou nesta segunda-feira (9), em Brasília, da reunião do Fórum dos Governadores com o presidente Lula.
Fátima falou representando o Nordeste.
“Diante de um episódio tão grave, não poderia ser outra atitude a dos governadores do Brasil se não o de estarem aqui hoje para dizer à sociedade brasileira que nós estamos firmes, em harmonia e em sintonia com os demais poderes na defesa da democracia”, disse a governadora do Rio Grande do Norte.
“A região Nordeste se soma às demais regiões do país para dizer que nós não vamos abrir mão do Brasil, que nós temos e que nós precisamos do Brasil da paz, para que possamos de mãos dadas, exercendo aqui o diálogo federativo tão saudável e tão necessário, trabalhar para trazer paz, para trazer emprego, para trazer cidadania para o povo brasileiro”, disse Fátima.
A reunião dos governadores com Lula estava prevista para o final do mês, mas o Fórum solicitou a antecipação para imediatamente após o decreto de intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal, no início da noite do domingo (8).
“Esses atos de ontem não podem ficar impunes de forma alguma. Na verdade, os atos chamados antidemocráticos, e assim são porque são atos golpistas e porque são atos terroristas. Golpistas porque não querem aceitar as regras do jogo, consignada na nossa constituição cidadã. E terroristas porque o que nós vimos ontem foram cenas de vandalismo, depredando o patrimônio público num atentado brutal, violento ao povo brasileiro”, destacou a governadora Fátima Bezerra.
“Eu quero agradecer a vocês do fundo do coração, porque esse gesto de vocês aqui é uma demonstração de que aqui nesse país é possível tudo, é possível discordar, é possível fazer passeata, é possível fazer greve, a única coisa que não é possível é alguém querer acabar com a nossa incipiente democracia que tanto sofreu já com o golpe da presidenta Dilma”.
"Não permitirei que a democracia escape das nossas mãos, porque ela é a única chance da gente garantir a esse povo humilde que vive na periferia, no meio da rua, o direito de comer três vezes ao dia, o direito de trabalhar”, disse o presidente ressaltando que isso foi o que lhe motivou a tentar voltar ao Palácio ocupado por ele hoje após ganhar eleições limpas e democráticas.
“É a única razão e não vou deixar isso escapar. Porque quando eu terminar meu mandato eu quero entregar esse país pra vocês um pouco ou melhor ou muito melhor do que o país que eu recebi e com a democracia muito mais consolidada”..
O governador do Pará, Helder Barbalho, falou em nome do Fórum.
“Este fórum se reúne respeitando as diversas matizes políticas que compõem a pluralidade ideológica e partidária do nosso país. Mas todos tem uma causa inegociável que nos une: a democracia. E isto é que motiva que todos nós estejamos aqui. Estejamos aqui não para defender ideias ou pensamentos de direita, de esquerda, mas acima de tudo para que possamos defender a democracia do nosso país. Para que possamos defender as instituições do nosso país”, avaliou.
Participando da reunião, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, destacou a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, para agradeceu “a iniciativa dos governadores e das governadoras, ou seja, do Fórum dos Governadores por testemunharem a unidade nacional de um Brasil que todos nós queremos, no sentido da defesa da nossa democracia e do Estado Democrático de Direito”.
O ministro da Justiça Flávio Dino também acompanhou as discussões.
"O melhor modo de enfrentamento do ódio, do medo e do terrorismo é calma, ponderação, serenidade e união nacional. Não se combate o extremismo com outro extremismo. Se combate extremismo com contraste. Se combate extremismo sendo diferente dele. E acho que essa é a principal lição que essa reunião traz para todos nós”, afirmou o ministro.