31/12/2022
Antes de concluir primeiro mandato, governadora Fátima Bezerra inaugura Hospital da Mulher de Mossoró
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A governadora Fátima Bezerra dará iniao segundo mandato após tomar posse na manhã deste domingo, com o Hospital da Mulher entregue à população de Mossoró.
Peomessa de campanha que Fátima consrguiu cumprir na primeira gestão, apesar das dificuldades com as folhas qur encontrou em atraso, a pandemia e um governo federal adversário.
Com investimentos de R$ 134 milhões, o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró foi inaugurado.
“Esse é um momento de muita alegria para Mossoró, para o Oeste e para todo o Rio Grande do Norte. É gratificante demais entregar essa obra, agradeço a todos que tiveram espírito público e trabalharam bastante para isso”, comemorou a governadora Fátima Bezerra.
A unidade é projetada para ser a maior da rede estadual de saúde pública do Rio Grande do Norte, elevando a um novo patamar o atendimento materno-infantil nas regiões Oeste, Alto Oeste e Vale do Açu. A gestão será feita pela Secretaria de Saúde em parceria com a Uern.
"É com muita alegria que inauguramos uma obra desse porte, um complexo de saúde integrado que vai atender toda a região. Esse é o coroamento do processo de recuperação do SUS no Rio Grande do Norte que começamos em 2019", disse o secretário de Saúde, Cipriano Maia.
A unidade será chefiada por Elenimar Costa Bezerra, diretora-geral e Lauro Gabriel Bezerra Santos, diretor-administrativo.
A partir das primeiras horas da segunda-feira (02/01), o novo hospital já receberá suas primeiras pacientes. A etapa inicial de funcionamento do hospital conta com serviços de atendimento às vítimas de violências, pré-natal de alto risco, ambulatório trans, mastologia, ultrassonografia, cardiopediatria e follow-up (cuidado do prematuro de risco após a alta hospitalar). O acesso aos serviços será regulado pela Sesap, a partir dos encaminhamentos feitos pelos municípios da região.
Os recursos estaduais aplicados na nova unidade especializada em saúde feminina foram garantidos pelo empréstimo junto ao Banco Mundial, por meio do Projeto Governo Cidadão e da Sesap, com fiscalização da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN).
“Como cidadão mossoroense, minha satisfação é duplicada em entregar este hospital que vai trazer para as mulheres do interior do estado um tratamento de ponta na área da saúde”, disse o secretário de Estado de Infraestrutura e Coordenador do Governo Cidadão, Gustavo Coêlho, referindo-se aos mais de 160 leitos focados na atenção materno-infantil, ginecológica e obstétrica de média e alta complexidade que o hospital colocará à disposição da população potiguar.
"Cada tijolo desse hospital tem um sonho. É fruto de uma luta de muitas pessoas ao longo dos anos, das mulheres que foram às ruas pedir mais saúde", disse a deputada estadual Isolda Dantas, que representou a Assembleia Legislativa na solenidade de inauguração.
O vice-governador diplomado Walter Alves acompanhou a governadora, além de outros auxiliares do governo.
O prefeito de Mossoró Allyson Bezerra participou da inauguração.
As ex-prefeitas Rosalba Ciarlini e Fafá Rosado também, além da ex-deputada Sandra Rosado.
Da política estivetam presentes o federal eleito Fernando Mineiro, os deputados estaduais Franciso do PT e Bernardo Amorim, e os eleitos Ivanilson Oliveira e Neilton Diógenes.
Os prefeitos de Patu, Rivelino Câmara; de Lagoa Nova, Luciano Santos; de Umarizal, Raimundo Pezão; de Baraúna, Divanise Oliveira; de Severiano Melo, Jacinto Carvalho; de Assú, Gustavo Soares, de Felipe Guerra, Salomão Gomes; de Apodi, Alan Oliveira; e de Grossos, Cintia Sonali.