28/11/2022
Roberto Kalil: “Lula está muito bem. Ele fez uma avaliação clínica completa envolvendo a parte cardiológica, urológica, tudo. Está ótimo”
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Médico do presidente eleito Lula desde seus primeiros mandatos, o médico Roberto Kalil, diretor do Hospital Sírio Libanês, não quer ser ministro da Saúde mas quer colaborar com a pasta
Foi o que ele disse à jornalista Cilene Pereira, em entrevista às páginas amarelas da revista Veja, onde Kkalil falou sobre o estado de saúde do presidente Lula.
"Lula está muito bem", afirmou Kalil.
"Ele fez uma avaliação clínica completa envolvendo a parte cardiológica, urológica, tudo. Está ótimo. E faz ginástica. A disposição dele é invejável", afirmou o médico.
Correu tudo bem com o procedimento na garganta de Lula? Sim. Foi rápido e um sucesso. A lesão não está mais lá. Era algo benigno e a extração mostrou ausência de qualquer malignidade.
Ele precisará fazer repouso ou tomar algum cuidado adicional? Vai ter de respeitar apenas um repouso de voz durante alguns dias. Nada além disso.
E a rouquidão persistente que apresenta? O presidente a manifesta faz tempo, mas não há problema algum. E preciso lembrar também que, durante a campanha, forçou a voz, falando muito.
Como está a saúde em geral do presidente eleito? Lula está muito bem. Ele fez uma avaliação clínica completa envolvendo a parte cardiológica, urológica, tudo. Está ótimo. E faz ginástica. A disposição dele é invejável. Tambem há boas notícias em relação ao tumor que teve na laringe (em 2011, passou por três ciclos de quimioterapia). Avalio que a chance de voltar é muito baixa.
A que o senhor atribui a vitalidade física de Lula? Ele se cuida. Além disso, tem a Janja. Ela é sua grande companheira. É seu estímulo, porto seguro e felicidade. Está sempre do lado dele. No procedimento de domingo, por exemplo, Janja não saiu de perto. Acompanhou tudo, passou a noite no hospital. Nós brincamos que, quando auscultamos o coração dele, o som que ouvimos é "Janja, Janja".
Então, do ponto de vista físico e mental ele está pronto para encarar quatro anos à frente da Presidência da República? Sim. Lula tem saúde e a Janja do seu lado. Essa combinação será muito importante para ajudá-lo nos próximos anos.
*
O médico de Lula também foi questionado na entrevista sobre possobilidade dele ocupar o Ministério da Saúde.
O senhor aceitaria ser ministro? Não. Meu perfil é o de ajudar. Quero auxiliar quem for escolhido.