12/11/2022
Procuradora da República no RN Cibele Benevides é nomeada desembargadora federal do TRT-5
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
Que bom que a justiça brasileira tão masculina, começa a trocar a gravata pelo batom.
Depois da governadora Fátima Bezerra nomear Maria de Lourdes Azevedo para ser desembargadora do Tribunal de Justiça do RN, o presidente Jair Bolsonaro nomeou a procuradora da República Cibele Benevides, do MPF/RN para ser desembargadora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
Cibele integrou uma lista tríplice que contava ainda com as procuradoras Livia Nascimento Tinôco (Sergipe - 22 votos) e Andréa Walmsley Soares Carneiro (Pernambuco - 21 votos).
Cibele ficou empatada na primeira colocação com Lívia, mas terminou sendo a escolhida para o cargo de desembargadora federal, como publicado no Diário Oficial da União.
Cibele Benevides Guedes é Mestre em Direito Público pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e Doutoranda em Direito pela Universidade de Salamanca (Espanha).
Outro nome potiguar entrou na disputa pela vaga, na lista sêxtupla. Foi o procurador da República Marcelo Alves Dias, filho do deputado estadual José Dias.
Marcelo, que já atua no TRF-5 como procurador da República, entrou praticamente sem chance por disputar com 5 mulheres, em tempos de debate para minimizar a desigualdade de gêneros no Judiciário.
Além das já citadas da lista tríplice, entraram na sêxtupla as procuradoras Carolina de Gusmão Furtado, de Pernambuco e Ana Carolina Alves Araújo Roman, do Distrito Federal.
Já nomeada para o cargo de desembargadora federal, Cibele Benevides tomará posse para ampliar o quadro feminino no TRF-5 que conta com as desembargadoras Germana Moraes e Joana Carolina, que passaram a integrar o Tribunal como juízas federais, uma por antiguidade e a outra por merecimento.