07/11/2022
TJRN que só teve até hoje 5 mulheres desembargadoras poderá ter Lourdes Azevedo para ocupar vaga deixada pela aposentada Judite Nunes
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A governadora Fátima Bezerra terá pela frente uma missão polêmica: escolher o nome do futuro desembargador do Tribunal de Justiça, que vai ocupar a vaga da desembargadora, agora aposentada, Judite Nunes.
Fátima deverá optar pelo nome da segunda colocada Maria de Lourdes Medeiros de Azevedo, para manter uma mulher na cadeira de Judite.
Um trabalho de formiguinha também para igualar em gênero o judiciário brasileiro - não só potiguar - quase que completamente masculino.
Só para se ter uma ideia, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, em toda sua história, só teve 5 mulheres desembargadoras: Eliana Amorim, Célia Smith, Clotilde Madruga, Zeneide Bezerra e Judite Nunes que acaba de se aposentar.
A lista tríplice escolhida hoje pelo TJ contém os nomes dos procuradores do Ministério Público Herbert Pereira Bezerra, que é enteado da desembargadora Zeneide Bezerra, Maria de Lourdes Medeiros de Azevedo e Marcus Aurélio de Freitas Barros.
A disputa interna para nomeação pela governadora ficará, não mais entre os nomes escolhidos: mas entre o "mais votado" por um pleno quase que completamente masculino e "uma mulher".