12/10/2022
Assistente de um dos maiores laboratórios do mundo, biomédica natalense Helena Varela vai supervisionar setor de citometria de grande hospital de Harvard

Biomédica formada pela UFRN, Helena Varela, que há quase um ano foi escolhida, numa seleção mundial para ocupar uma das duas vagas de assistente técnica no Whitehead Institute, do MIT, em Cambridge, um dos laboratórios mais completos do mundo, se prepara agora para mais um desafio em sua carreira que dá orgulho.
Com experiência em Citometria de Fluxo, tecnologia usada para diagnosticar leucemias e linfomas, por exemplo, Helena ultrapassou mais uma seleção, e de assistente no MIT passará a supervisora do recém instalado laboratório de citometria de fluxo do ‘Beth Israel Deaconess Medical Center’, o hospital geral, entre os muitos do Harvard Medical School Affiliates, a escola de Medicina de Harvard.
Sabendo que o hospital estava instalando o laboratório, Helena mais uma vez se propôs a participar de uma seleção, e além do currículo bem completo, chamou atenção do hospital o @HemoFlow, perfil no Instagram criado por Helena em 2020, com conteúdo específico sobre a Citometria de Fluxo e suas aplicações.
O @HemoFlow, com versão em português e inglês (hemoflow.eng), é hoje a maior página sobre Citometria de Fluxo do instagram.
Depois de criar o primeiro perfil no Instagram do mundo específico na área que atua, Helena também criou um E-book. Dica para médicos e estudantes de Medicina interessados no tema da biomedicina que deu destaque à natalense.
O ‘E-book do Hemoflow, “Citometria de fluxo: história e princípios”, conta a história da citometria de fluxo no Brasil e no mundo, apresenta os conceitos da técnica e suas principais aplicações na pesquisa e no laboratório clínico.
Uma dica para médicos e par estudantes de Medicina interessados no setor que deu destaque à natalense.
O ‘E-book do Hemoflow, “Citometria de fluxo: história e princípios”, conta a história da citometria de fluxo no Brasil e no mundo, apresenta os conceitos da técnica e suas principais aplicações na pesquisa e no laboratório clínico.
A nova história de Helena Varela começará a ser contada no próximo dia 24, quando ela assumirá a supervisão do laboratório de citometria do Beth Israel Deaconess Medical Center.
Há alguns dias, Helena comemorou no instagram, falando da alegria para seus seguidores.
*
No dia 27 de abril, 3 meses depois de ter iniciado o trabalho em Boston, Helena publicou uma carta no seu perfil no Instagram. Uma carta para ela própria, ondr parecia estar prevendo tudo o que, em pouco tempo ainda iria acontecer na sua vida.
Leia:
Não se desespere, as coisas irão mudar
drasticamente daqui em diante. Anda se
cobrando diariamente sobre trabalho/
contas/sonhos, né? Tá difícil de ver
resultado no que vc vem depositando
tanta energia. Eu sei que tá difícil segurar
o choro e ser forte, você não precisa
fazer isso. Entre crises de pânico e
Burnout, você vai ser recompensada em
breve! Sabe aquele teu sonho que você
guarda no seu íntimo ha tanto tempo?
Pois é, ele já vai chegar.
Acredite em tudo que você vem fazendo,
isso vem ajudado muita gente, você
sabia? Logo mais você vai entender isso.
Você é inspiração para muitas pessoas,
não só pela tua garra e determinação,
mas pelo teu caráter.
Você vai conseguir reacreditar no amor
também (da melhor maneira possível)!
Ah, só mais uma coisa! Você vai
aprender a dizer não e a priorizar o que
realmente te faz feliz. Acredite: daqui 1
ano você vai estar radiante, vivendo o
teu sonho da melhor maneira possível
*
Menos de um ano depois, Helena troca assistência por supervisão, e o namorado, o engenheiro paulista Caio Moro, vira o marido e passa a morar com ela nos Estados Unidos. E prestes a assumir o novo desafio, compartilha a alegria com o pai, que deixou Natal para acompanhar de perto mais um grande momento de Helena, que para realizar os sonhos profissionais, se mandou para os Estados com seus dois sempre companheiros, os doguinhos Zé e Matilda.
Helena e o pai Flávio, e com o marido Caio e os companheiros Zé e Matilda