21/09/2022
Desembargadora potiguar Joseane dos Santos é a primeira na lista tríplice do TST para ser escolhida ministra de carreira
O Rio Grande do Norte, que já tem no Tribunal Superior do Trabalho o seu presidente, Emmanoel Pereira, poderá ter uma ministra.
A desembargadora de carreira do TRT-21 do RN, Joseane Dantas dos Santos, foi escolhida a primeira da lista tríplice para escolha, pelo presidente Jair Bolsonaro, da vaga de ministra de carreira.
Joseane, que já presidiu o TRT-21 e hoje comanda a Escola Judicial do Tribunal, teve a unanimidade dos 26 votos do Pleno do TST que definiu a lista para substituição do ministro Renato Paiva, que se aposentou.
As outras escolhidas foram Ana Paula Lockmann, de Campinas (SP) e Liana Chaib, do Piauí.
A indicação de três mulheres para a escolha de uma ministra, é marca da gestão do ministro Emmanoel, que entende a importância de uma maior participação de mulheres nos tribunais, hoje praticamente comandado por homens.
A aclamação da desembargadora Joseane mostrou a unidade do Tribunal em torno do presidente prestigiado pelos seus pares.
Quando vice do TST, o ministro Emmanoel Pereira se destacou pela pauta de conciliação, e agora como presidente, colhe os frutos, conseguindo o apoio unânime para a candidata do Rio Grande do Norte.
Esperar agora que o presidente Bolsonaro respeite a ordem da lista.
A potiguar Joseane Santos é natural de Jardim do Seridó.