13/08/2022
Fábio Faria anuncia chegada do 5G para o final do mês mas relator da Anatel pede novo adiamento por atraso no fornecimento de equipamentos da China
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
Não é bem assim…
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou na quinta-feira (11) que a internet móvel de quinta geração (5G) deverá chegar a 25 das 27 capitais brasileirae até o final de agosto.
Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa já começaram a implementar a cobertura.
Por causa do atraso no fornecimento de equipamentos pela China, as demais capitais não terão o 5G na data estipulada pelo ministro, e apesar do anúncio de Fábio, as outras capitais vão ter que esperar mais.
O que seria fim de julho passou para fim de agosto, agora fim de setembro…fim de novembro.
Se brincar, 2023…
Nesta sexta-feira (12) o relator do edital 5G na Anatel, Moisés Moreira, pediu para adiar mais uma vez e os conselheiros vão votar pelo adiamento contra a vontade de Fábio.
Um dia depois do ministro das Comunicações, em um seminário em São Paulo, alardear a chegada da nova tecnologia em quase todo o Brasil.

Agora o mais constrangedor: sem controle na Anatel, desde que perdeu o poder de indicar conselheiros, Fábio não teve poder sequer de escolher as capitais que considerava prioritárias para receber a nova tecnologia.
O ministro potiguar não teve força sequer para incluir Natal entre as primeiras capitais a estrear a nova tecnologia.
E olhe que o Rio Grande do Norte passou a maioria do tempo da gestão com dois ministros, e Natal bem poderia, até por gratidão do governo a Fábio, ter ocupado o lugar de João Pessoa na lista de prioridades.
Das capitais já com o 5G em instalação, Brasília é governada por Ibaneis Rocha, do MDB ou de Simone Tebet ou de Lula; em Belo Belo Horizonte o governador Romeu Zema é do Novo, e não é bolsonarista; no Rio Grande do Sul, o governador Delegado Ranolfo é do PSDB; e na Paraíba o governador João Azevedo é do PSB de Alckmin, vice de Lula.
Portanto, apesar de Fábio Faria dizer que a pauta do 5G é dele… não é bem assim.