22/07/2022
PSDB não faz coligação com chapa para governo e tempo de TV será redistribuído proporcionalmente entre os partidos
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
Depois de uma convenção cartorial, onde votaram convencionais da Federação PSDB/Cidadania, ficou deliberado que a Federação não fará coligação com chapa para escolha de governador, e para senador, ofereceu ao pré-candidato Rogério Marinho a possibilidade do PL coligar.
Mas para isso, já que PSDB/Cidadania não coligou para governo, o PL de Rogério também não poderá estar coligado com outras legendas para governo.
Presidente do PSDB, com maioria absoluta na federação, o deputado Ezequiel Ferreira explicou a neutralidade.
“Como tem metade da bancada dividida com opções ao Governo, o partido ficará neutro nas disputas majoritárias e lançará apenas nominatas para deputado estadual e deputado federal. Foi oferecido o tempo de rádio e TV para o pré-candidato ao Senado, Rogério Marinho, que tem mais de 90% do apoio dos candidatos do PSDB e da bancada. Os candidatos passaram pela manhã e a tarde, e acompanharam o andamento dos trabalhos”, disse Ezequiel.
O presidente do Cidadania, Wober Júnior, também já tinha manifestado a posição de neutralidade para cargos majoritários.
“Se prevalecer a posição de não fazer opção por candidato, acho que é a melhor opção. O Cidadania não vota em candidato bolsonarista. Isso é uma decisão clara aí e a nível nacional”, explicou Wober.
Todos os membros da Federação no Rio Grande do Norte votaram por unanimidade das decisões tomadas, onde o PSDB e Cidadania optaram apenas pelo lançamento das chapas de deputado estadual e federal.
A ata foi assinada por todos e pelo presidente da Federação PSDB/Cidadania, advogado Julinho Queiroz, e lida durante a convenção pelo secretário geral, jornalista Rodrigo Rafael. Os vereadores Aldo Clemente e Hebert Senna (Natal), Ítalo Siqueira (Parnamirim), o vice-prefeito Rodrigo Aladim (Macau), a presidente do PSDB Mulher, Isa Carneiro, a presidente do Tucanafro, Irmã Lila, os advogados Laura Helena, Alexandre Filgueira e Caio Medeiros, e a vice-prefeita Riane Guedes integram a composição da federação.
A bancada do PSDB na Assembleia tem, além do presidente da Casa, Ezequiel Ferreira, os deputados Gustavo Carvalho, Tomba Farias, Raimundo Fernandes, José Dias, Albert Dickson, Ubaldo Fernandes, Galeno Torquato, Nelter Queiroz, Kleber Rodrigues, Getúlio Rêgo e Dr. Bernardo.



Outros nomes que integram a nominata de estadual são o médico Kerginaldo Jácome do Alto Oeste e o vereador Waltinho Veras de Janduís, e as mulheres Leila Maia, Engracia Alves, Juliana Dantas, Dra. Karina Pereira, Professora Thaysa Lucinéia Florêncio, Marcia Conrado. O Cidadania também apresentou Genar Lucena (Caicó) e Paulo Ovídio (Grande Natal).
Para a Câmara Federal o PSDB e Cidadania apresentaram quatro candidatas: a médica Dra. Júlia Ferreira, que atua na Maternidade Divino Amor em Parnamirim, e é esposa do prefeito de Parelhas, Dr. Tiago Almeida; as vereadoras Delkiza Cavalcante (Assu) e Wanderleia Firmino (Rio do Fogo).
O Cidadania apresentou a vereadora de Currais Novos, Leilza Palmeira. Entre os candidatos a deputado federal, a Federação PSDB e Cidadania vai apresentar o vereador Michael Borges (Parnamirim), que atuação em defesa dos agentes de endemias. O vereador Gideon Ismaias de Mossoró, que atuação nas igrejas evangélicas da região Oeste, além do médico Dr. Estácio, que foi vice-prefeito de Santo Antônio e atua em várias cidades da região Agreste. O empresário Pezão, que tem a “bandeira das oportunidades e da geração do emprego e renda”.