23/06/2022
O DNA das pesquisas no RN e o trabalho para desqualificar o nome de Rafael Motta para o Senado
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
Das próximas pesquisas eleitorais a serem divulgadas no Rio Grande do Norte:
Uma do instituto Consult, que na política local só trabalha para a oposição ao governo Fátima Bezerra.
Outra do Big Data, da lista de institutos queridinhos do presidente Jair Bolsonaro.
Pesquisas de interesse da oposição hoje tem um propósito: desqualificar a pré-candidatura de Rafael Motta ao Senado.
Realidade da campanha para o Senado hoje no Rio Grande do Norte:
Primeiro a anunciar a candidatura, o ex-ministro Rogério Marinho reuniu um número considerável de prefeitos e prometeu repasses (legais) do Ministério do Desenvolvimento Regional, muitos através da Codevasf.
Com o apoio dos prefeitos, Rogério espera contar com os votos do povo.
Nessa área ele não é bem visto. A relatoria da reforma trabalhista lhe rendeu a derrota em 2018, quando era deputado federal e tentava se reeleger.
Depois agregou à trabalhista, a elaboração da reforma da Previdência.
Sem contar que surge como candidato de Bolsonaro, presidente rejeitado na região Nordeste.
De bem com um grande número de prefeitos, Rogério precisa fazer as pazes com o povo. Ele acredita que os prefeitos conseguirão convencer os eleitores a votar nele.
…
Segundo a confirmar o nome para o Senado, Carlos Eduardo sentou na cadeira do conforto por ter o apoio da governadora Fátima Bezerra, e por acreditar que tem todos os votos dos eleitores de Natal e de Parnamirim.
Passou essa planilha para a governadora e ela acreditou. Partiu para o TMJ (tâmo junto) com o ex-prefeito de Natal, que até já foi seu aliado, mas depois optou por ser adversário feroz.
Carlos dizia que Fátima não sabia administrar nem uma birosca, e ainda colocava o nome de Fátima na vala comum da corrupção, ao acusá-la de envolvimento no desvio de recursos na compra de respiradores.
Carlos não tem aliados no interior e não tem conquistado.
Não se tem notícia de uma visita com garantia de apoio a um grupo forte, a uma liderança com potencial de votos.
Criticava o senador Jean Paul, dizia que não sabia nem que o Rio Grande do Norte tinha um parlamentar com esse nome, e hoje tem Jean Paul como seu primeiro suplente.
Nas redes sociais, passa vergonha todo dia.
Postagens sem noção e comentários até agressivos contra ele. Se apagasse o instagram talvez faturasse muito mais.
Carlos está longe de conquistar, por mérito próprio, os votos do eleitor livre.
Sem contar que não se posiciona como senador de Lula, já que é do PDT do presidenciável Ciro Gomes, por quem torce pela vitória.
“Vamos à vitória com Ciro”, disse Carlos Eduardo há poucos dias em Fortaleza, olhando no olho de Ciro. E ir à vitória com Ciro é ir à derrota com Lula, já que só existe uma vaga para presidente da República.
Vai precisar muito da governadora para ir até o fim na primeira colocação.
Resta saber se Fátima vai desisitir dela própria para eleger seu até ontem adversário.
…
O deputado federal Rafael Motta foi o último a confirmar a pré-candidatura ao Senado, mas não foi o último a colocar o nome à disposição.
Quando Carlos Eduardo não passava de uma articulação distante de aliados dele para aproximá-lo da governadora, já que não contava com apoios que garantissem sua eleição, Rafael já colocava na mesa da governadora Fátima Bezerra, à disposição de disputar o Senado.
Rafael surge como um nome novo para o Senado, sem o peso de Rogério/Bolsonaro, e sem a pecha de falsidade que marca a união Carlos/Fátima.
Ao contrário de Rogério, Rafael tem menos prefeitos o apoiando, mas está bem mais próximo do eleitor, e vai comprovando a cada dia mais, a constatação de muitos prefeitos: de que eles tem força para transferir votos para eleger deputados estaduais e federais, mas que, a partir do Senado, chegando a governador e presidente, o voto é de livre escolha do eleitor.
Ao contrário de Carlos Eduardo, Rafael tem rodado o estado conquistando. Tem feito reuniões consideráveis com garantia de apoios, e não apenas sentado ao redor de uma mesa farta de boas comidas.
Além da conquista de apoios, Rafael Motta conta com uma coisa que Carlos não tem: o trabalho como parlamentar junto a muitos municípios, para onde vem enviando recursos de emendas.
Apesar de não ter sido escolhido o senador de Fátima, ao contrário de Carlos, que tem como presidenciável Ciro Gomes, Rafael é do PSB de Geraldo Alckmin, vice de Lula na disputa pela presidência.
Rafael pode se apresentar como senador que apoia Lula, e por que não…que apoia Fátima.
…
Voltando às pesquisas…
É o nome fácil de Rafael que tem incomodado tanto Carlos Eduardo quanto Rogério Marinho.
E aí vale aquela pesquisa pronta para desqualificar Rafael Motta.
Vale aguardar os próximos números e confirmar o que o Blog está dizendo.