12/06/2022
ENTREVISTA Comandante Graco: aviador centenário que pilotou para autoridades no RN conta histórias dele e de piloto acariense que fez o 1º voo do Correio Aéreo Militar
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
Primeiro piloto oficial do Governo do Rio Grande do Norte, quando na gestão do governador Aluizio Alves o Estado comprou sua primeira aeronave, o Comandante Graco Magalhães Alves completou 100 anos cheio de saúde, lucidez e muitas histórias pra contar.
Histórias que estão reunidas no livro lançado na festa do centenário…


E histórias que ele segue contando em entrevistas que tem concedido.

Neste sábado (11/06) fui recebida pelo Comandante e o filho Toninho em seu apartamento para uma conversa de varanda.
Onde ele falou da vida, desde menino em Minas Gerais, quando começou a sonhar com a aviação, até a seleção para ingressar na carreira, a preparação nos Estados Unidos e a história de vida e de profissão em Natal.
Comandante Graco ainda falou do Major Hortêncio de Britto, acariense, aviador que pilotou para Eduardo Gomes e que fez o primeiro voo do Correio Aéreo Militar, do Rio de Janeiro para Assunção, no Paraguai.
Parêntese: Hortêncio de Britto era meu tio avô, irmão do meu avô Gutemberg Britto (pai da minha mãe), que Graco conheceu em Minas Gerais e por quem nutria respeito por sua história, nada reconhecida - por falta de conhecimento - pelas autoridades do Rio Grande do Norte.
Sobre esse voo inaugural, Comandante Graco conta uma história engraçada do Major Hortêncio: a aeronave desgovernada na pista em Assunção foi parada à bala pelo piloto acariense.


Confira a minha conversa com o Comandante Graco com participação do filho Toninho.
https://youtu.be/IFPIDFARifI