07/06/2022
“Bolsonaro e Guedes não querem mexer no preço dos combustiveis, só disfarçar sua incompetência com subsídio e desoneração de cunho eleitoreiro”, diz Jean Paul
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
“Governo Federal tenta atropelar proposta de ICMS que está sendo discutida no Congresso”, afirma Senador Jean
O senador Jean Paul disse nesta segunda-feira (6) que o governo federal quer “sufocar” os estados e não resolverá o problema da alta nos preços dos combustíveis.
“O governo acaba de propor, atabalhoadamente, como sempre, zerar o ICMS do diesel e do GLP e compensar os estados e municipios entre 17% e zero, (certamente extra-teto), além de zerar PIS, COFINS e CIDE da gasolina. A ótica míope é apenas zerar impostos e sufocar os estados”, declarouo parlamentar.
“O governo é tão perdido no assunto que lança proposta atropelando proposta, sem nenhum plano estratégico ou estruturante real para o setor e o consumidor: anula a autosuficiencia em petróleo teimando com a PPI (paridade de importação) e impõe o “Estado-Mínimo” por sufocamento”, disse.
“Paulo Guedes finalmente assina a obra prima ultraliberal: o país autossuficiente com refino de 80% que desonera combustiveis fósseis e sacrifica receita pública da Educação, Saúde, Segurança e Assistência Social nos estados e cidades para blindar especuladores e importadores”, criticou Jean.
Para o senador, as medidas só demonstram “incompetência” da gestão federal para lidar com a situação. “Bolsonaro e Guedes são teimosos: não querem mexer no preço dos combustiveis, só disfarçar sua incompetência com subsídio e desoneração de cunho eleitoreiro (‘solução’ até 31/12/2022). Reduzir impostos indiretos é positivo mas insuficiente. Solucionar estruturalmente exige trabalho e inteligência”, argumentou Jean.
