18/05/2022
Órgãos de segurança discutem com representantes de escolas públicas e privadas sobre suposta ameaça anunciada em pichação no Salesiano
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
A pichação ameaçadora no colégio Salesiano Dom Bosco, em Natal, identificada como sendo obra de uma aluna do 9º ano, provocou uma reunião dos órgãos de Segurança do Estado com representantes da Secretaria Estadual de Educação e sindicato das escolas privadas.
O que pode ter sido uma brincadeira levanta uma questão séria, diante de muitos casos ocorridos em escolas dos Estados Unidos, e que poderiam estar inspirando.
O psicólogo canadense Albert Bandura tem uma teoria sobre casos que são replicados e que, normalmente, envolvem jovens em idade de aprendizado.
A Teoria da Aprendizagem Social destaca o aprendizado por meio da observação e Bandura aponta que o estado mental interno de quem está aprendendo, ‘desempenha um papel fundamental no processo de absorção de conhecimento’.
“Assim, a aprendizagem social acontece a partir da interação entre a mente do aprendiz e o ambiente ao seu redor”.
Segundo a teoria de Bandura, o aluno entra em uma sala de aula, escolhe um lugar e assim que inicia a formação percebe que todos os seus colegas ignoram o professor e concentram-se em seus celulares. O quanto isso lhe influencia?
É nessa linha que Albert Bandura, professor da Universidade Stanford, desenvolveu a teoria da aprendizagem social, que estuda o quanto os indivíduos causam efeitos uns nos outros na questão da aprendizagem, seja de forma negativa como positivamente.
A teoria destaca o aprendizado por meio da observação. Bandura aponta que o estado mental interno daquele que está aprendendo desempenha um papel fundamental no processo de absorção de conhecimento. Assim, a aprendizagem social acontece a partir da interação entre a mente do aprendiz e o ambiente ao seu redor. Ou seja, essa teoria ressalta aquilo que deve ser levado em consideração por todos: educa-se pelo exemplo e ações. Isso tudo somado ao estado mental de uma pessoa.
As pessoas aprendem coisas novas quando observam as ações dos outros. Essa observação pode ocorrer por meio da convivência diária, filhos com pais ou alunos com professores. Porém, também pode ocorrer por meio da internet, tecnologias e redes sociais
Fonte: Revista Educação