13/05/2022
Casamento de Lula: vestido da noiva terá DNA potiguar e bordados são feitos em Timbaúba dos Batistas
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
Do portal Universa, sobre o vestido que Janja vai se casar com Lula: a estilista tem DNA potiguar e os bordados serão feitos em Timbaúba dos Batistas.

Rute Pina
De Universa, em São Paulo
Os detalhes do casamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, estão guardados a sete chaves. Nem a seleta lista de convidados sabe ainda o local e o horário da festa, que será realizada na quarta-feira, dia 18 de maio, em São Paulo.
Mas a noiva autorizou revelar informações sobre um dos itens mais importantes de qualquer enlace: o vestido. Universa conversou com exclusividade com a estilista Helô Rocha, que assina o modelo escolhido por Janja. A designer revelou detalhes da peça que a socióloga vai usar no casamento: um vestido longo, em organza (tecido feito de seda) na cor off white e coberto de bordados feitos por moradoras de Timbaúba dos Batistas, uma cidade da região do Seridó, sertão do Rio Grande do Norte.
"Minha mãe e minha família materna são dessa região. Desde a época da faculdade, trabalho com essas mulheres que fazem um bordado muito especial, o de linha, com uma máquina de pedal. É uma mistura de técnicas, ponto cheio, Richelieu [que tem efeito semelhante ao de uma renda] e sombreado, que são feitas nesse tipo de máquinas", explica.

"Quando conversei com a Janja, não vi outro caminho a não ser trabalhar com essas bordadeiras. Acho que tinha que ser um vestido brasileiro, com uma mão de obra especial e regional. Elas deram um toque especial." Os bordados e riscos personalizados, diz a estilista, criam uma história dentro do vestido, que ela não quis adiantar para a reportagem, nem mesmo a temática. "Isso a gente deixa como surpresa.".
O vestido está na etapa final de produção, e a última prova deve ocorrer nos próximos dias. Elas começaram a conversar em dezembro, e Helô iniciou a produção do trabalho em janeiro deste ano. Foram quatro provas. "Fizemos a primeira parte, de modelagem; depois, ajuste de modelagem. Aí, enviamos para Seridó, onde as bordadeiras ficaram um mês e meio trabalhando. Agora, estamos finalizando com outro tipo de bordado, com pontos de luz em cima do bordado de linha", diz a estilista. "Está sendo uma honra gigantesca. Estou amando participar deste momento." Helô não informou o valor da peça produzida para Janja. Conhecida por assinar vestidos para noivas famosas, já desenhou modelos usados por Ísis Valverde e Preta Gil em seus casamentos, em 2018 e 2015, respectivamente. Em relação à segunda, afirmou, na época, que o modelo com 50 mil pérolas bordadas era "uma joia" e, também sem revelar valores, disse que um vestido de noiva feito por ela poderia custar entre R$ 20 mil e R$ 200 mil.


Segundo a estilista, a intermediação entre ela e Janja se deu por meio do casal Bela Gil e João Paulo Demasi. Ela conta que não conhecia a noiva de Lula pessoalmente e que ainda não foi apresentada ao ex-presidente. "A Janja já me seguia nas redes sociais e conhecia minha marca. Disse que é uma admiradora do meu trabalho. Ela comentou com a Bela, de quem sou amiga, que gostaria muito de fazer o vestido comigo, quando eles decidiram casar. A Bela e o JP fizeram, então, essa introdução e colocaram a gente em contato."
QUEM É HELÔ ROCHA, ESTILISTA QUE ASSINA O VESTIDO DE JANJA
A estilista gaúcha Heloísa Rocha, de 41 anos, nasceu em Porto Alegre mas foi criada no Rio Grande do Norte. Seu pai, Nelson Rocha, foi executivo da Riachuelo —ele morreu em um acidente durante uma aula de aviação no Campo de Marte quando ela tinha 2 anos. A família é do ramo têxtil nacional e fez com que Helô convivesse com a moda desde cedo. Recém-formada em Moda pela Faculdade Santa Marcelina, uma das mais conceituadas do país, criou a grife que batizou de Têca, apelido de sua avó paterna, em 2005. Dez anos depois da inauguração, em 2015, encerrou a marca e adotou seu próprio nome na grife, Helô Rocha.

"Eu me encontrei fazendo vestidos de noivas e vestidos sob medida de uma forma geral. É muito gratificante e é uma honra participar desse momento tão especial na vida desta pessoa, eu sinto que existe uma aproximação com minhas clientes muito especial, parece que faço parte da vida daquele casal", conta a Universa.
*
Do Blog:
Ultimamente Helô tem postado um trabalho guardando mistérios, sempre off white, tonalidade escolhida por Janja.
